Notícias Notícias

Voltar

Programa de Ações Afirmativas na Mobilidade recebe inscrições até o dia 18 deste mês

Iniciativa destina-se a estudantes que ingressaram na UFPE através dos grupos L1, L2 e L6 da Lei de Cotas e/ou trans, travesti, transexual, intersexo ou transgênero

Estão abertas até o dia 18 deste mês as inscrições do Programa de Mobilidade Internacional – Ações Afirmativas (PMA). A iniciativa oferta bolsas de R$ 20 mil para a realização de um semestre de mobilidade acadêmica em uma das instituições parceiras da UFPE na América Latina e destina-se exclusivamente a estudantes de graduação autodeclarados trans, travesti, transexual, intersexo ou transgênero e/ou que ingressaram na UFPE através das vagas reservadas pela Lei 12.711/2012 (Lei de Cotas), especificamente nos grupos L1, L2 e L6. As inscrições devem ser realizadas através de formulário on-line disponível aqui

O PMA tem o objetivo de garantir o acesso às iniciativas de internacionalização da universidade a mais discentes de graduação da UFPE, através da promoção de ações afirmativas e de inclusão no programa de mobilidade, além de fortalecer a cooperação da UFPE com as instituições da América Latina. Atualmente, a UFPE possui convênios com IES da Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai. 

A mobilidade tem previsão de realização no primeiro semestre de 2023 e estão previstas 21 bolsas, divididas de forma equitativa entre três áreas de conhecimento: Área 1- Ciências Biológicas, Ciências Agrárias e Ciências da Saúde; Área 2 - Ciências Exatas e da Terra e Engenharias; e Área 3 - Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Lingüística, Letras e Artes.

Para participar, além de haver ingressado na UFPE através da Lei de Cotas, dentro dos grupos L1, L2 ou L6 e/ou ser estudante autodeclarado trans, travesti, transexual, intersexo ou transgênero, o discente deve estar regularmente matriculado em disciplinas de um dos cursos de graduação da UFPE no semestre 2022.1; ter concluído, ao menos, 20% e, no máximo, 80% de seu curso de graduação no ato de candidatura e não estar em semestre de colação de grau; e possuir média geral igual ou superior a 6,00. 

Os discentes selecionados nas primeiras etapas realizarão curso intensivo gratuito de língua espanhola fornecido pela Coordenação de Línguas para Internacionalização (Cling) da UFPE, de caráter classificatório e eliminatório.

Caso o estudante não possua meios de escanear ou digitalizar documentos e enviar a candidatura, poderá agendar um horário na DRI para realizar o procedimento em um dos computadores do setor, devidamente separado para este fim, nos dias 10 a 12 deste mês, através do e-mail secci@ufpe.br.

Data da última modificação: 08/08/2022, 15:34