Notícias Notícias

Voltar

Prograd promove fórum presencial de coordenadores de graduação

Evento tratou pautas como as Atividades Práticas Supervisionadas (APS) e o calendário acadêmico do ano letivo de 2023

A Pró-Reitora de Graduação (Prograd) da UFPE promoveu, na manhã de sexta-feira (10), o Fórum de Coordenadores de Curso no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN). O evento reuniu cerca de 134 coordenadores e representantes das graduações no auditório do CCEN, no Campus Recife. Nele, foram apresentados propostas para as Atividades Práticas Supervisionadas (APS), para o calendário acadêmico do ano letivo de 2023 e um cronograma de treinamento do Sigaa. A programação contou também com uma apresentação sobre saúde mental, realizada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe). 

Foto: Raul Holanda / Ascom UFPE

O evento reuniu cerca de 134 coordenadores e representantes das graduações

A mesa de abertura teve a participação do reitor Alfredo Gomes e do vice-reitor Moacyr Araújo. O reitor abriu o evento falando sobre a conjuntura nacional e as perspectivas que se abrem para a Universidade em termos orçamentário e parcerias. Citou também algumas das obras em andamento na UFPE, como o Restaurante Universitário (RU). "Não há dúvidas que a configuração nacional mudou significativamente para as universidades, o que cria novos desafios. Temos os Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação oxigenados e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) se reunindo continuamente com o governo. Precisamos nos sentar de forma coletiva para planejarmos para esse momento", explica Alfredo. 

O fórum de coordenadores ocorre mensalmente, mas, durante o período mais crítico da pandemia, foi realizado de forma remota. O último fórum presencial aconteceu em novembro de 2019. "O evento sempre aborda temas relacionados ao funcionamento das graduações, que surgem geralmente das próprias indicações dos coordenadores", explica a pró-reitora de Graduação Magna Silva. O vice-reitor define o evento como mais um momento de conversas e discussões com os coordenadores da graduação. "Essa troca é fundamental, sobretudo porque estamos num processo de mudanças, introduzindo as APS e apresentando o calendário. Todos esses encontros são muito ricos, exatamente porque a gente consegue ouvir os coordenadores e entender melhor toda a dinâmica específica de cada curso de graduação", conta.

As APS são atividades acadêmicas institucionais desenvolvidas sob a orientação, supervisão e avaliação de docentes e realizadas pelos discentes nos cursos de graduação da UFPE como parte integrante da carga horária do componente curricular. "Elas já são uma prática metodológica aprovada pelo MEC desde 2007 que a universidade está normatizando institucionalmente, porque o ambiente do SigaA vai estar, no próximo semestre, em uso por toda UFPE", explica Magna Silva. Fazem parte da APS estudos dirigidos, trabalhos individuais, trabalhos em grupo, atividades em biblioteca, desenvolvimento de projetos, atividades em laboratório, atividades de campo, oficinas, pesquisas, estudos de casos, seminários e desenvolvimento de trabalhos acadêmicos específicos, entre outras atividades. 

Mais informações
prograd@ufpe.br

Data da última modificação: 23/02/2023, 11:39