Notícias Notícias

Voltar

Progepe realiza roda de diálogo sobre Doença Celíaca

O evento tem parceria com o Coletivo de Celíacos de Pernambuco (Cocelpe)

Com o objetivo de debater a importância da conscientização da população sobre a doença celíaca, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), através da Diretoria de Qualidade de Vida (DQV), em parceria com o Coletivo de Celíacos de Pernambuco (Cocelpe), realiza uma roda de diálogo com a participação de especialistas. 

O tema do debate será “Doença Celíaca e a Promoção da Qualidade de Vida” e vai acontecer no dia 9 deste mês, às 15h, no Niate CB/CCS. O evento é aberto ao público em geral e haverá a emissão de declaração de participação. Para participar, é necessário se inscrever através deste formulário eletrônico clicando aqui

O evento terá como facilitadores a médica Manuela Torres Câmara Lins, professora de pediatria do Centro de Ciências Médicas (CCM) e gastroenterologista pediatra do Hospitals das Clínicas (HC) da UFPE; Ana Isabel Machado dos Santos, cozinheira profissional inclusiva, marketing e consultoria de inclusão alimentar do Cocelpe; e Rebeca Oliveira Duarte, professora da UFRPE e coordenadora do Projeto Luz do Sol na Rural - Práticas integrativas na universidade.

A doença celíaca (DC) é uma enfermidade autoimune que tem como fator de risco a ingestão ou contato com glúten, mais conhecido como a proteína do trigo. Ela pode ser encontrada na cevada, centeio e traços da aveia e derivados. Essa doença tem início no intestino, mas pode afetar diversos sistemas do organismo, como, nervoso, ginecológico e pele.

O Coletivo de Celíacos de Pernambuco (Cocelpe) busca ações mais seguras e inclusivas no Estado de Pernambuco em defesa dos direitos das pessoas portadoras da doença. Estas ações envolvem a conscientização da população, a aplicabilidade da lei voltada para a condição celíaca e a acessibilidade da segurança alimentar das pessoas com a doença.

Para mais informações sobre o tema, acesse a cartilha clicando aqui.

Mais informações
Diretoria de Qualidade de Vida/Progepe/UFPE

dqv.progepe@ufpe.br

Data da última modificação: 08/05/2023, 11:55