Profissionais do HC participam de Curso de Formação de Agentes Multiplicadores para Doação de Sangue

Hoje, houve uma dinâmica sobre a captação de doadores e uma série de informações sobre o papel do agente multiplicador

Foto: Moisés de Holanda/HC-UFPE-Ebserh

Ação foi dividida em duas turmas de 25 pessoas

Profissionais do Hospital das Clínicas da UFPE participaram do Curso de Formação de Agentes Multiplicadores para Doação de Sangue, ministrado por instrutores do Hemope (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco), hoje (28), no Anfiteatro 1 do hospital-escola. Para evitar aglomeração e cumprir as medidas de distanciamento social, a ação foi dividida em duas turmas de 25 pessoas, uma pela manhã e outra à tarde. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Na ação, houve uma dinâmica sobre a captação de doadores e uma série de informações sobre o papel do agente multiplicador, a captação com a ênfase hospitalar, o processo da doação de sangue, as normas técnicas para a doação, a Fundação Hemope e um breve histórico da hemoterapia. “É muito importante ampliar esse apoio para a captação de sangue trazendo informações para os profissionais de um grande parceiro nosso como o HC”, explica a instrutora do Hemope, Josinete Silva.

O evento faz parte do recém-lançado Programa Pró-Sangue do HC, que atuará em três eixos dentro do hospital-escola: o uso racional e seletivo de hemocomponentes, a ampliação da captação de doadores de sangue e o monitoramento dessas atividades. Outra ação de grande importância será um evento de doação de sangue, nos próximos dias 12 e 13, na Unidade de Reabilitação, no térreo do HC (próximo à portaria 4), das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h. As pessoas podem agendar pelo e-mail prosanguehcufpe@gmail.com ou doar por demanda espontânea. No dia da doação, é necessário portar um documento de identidade com foto.

“A gestão do HC apoia o Programa Pró-Sangue e juntos vamos incentivar a doação de sangue como um ato contínuo e com abordagem contínua para que se transforme num hábito e numa cultura dentro do hospital”, salienta o gerente de Atenção à Saúde do HC, Filipe Carrilho, que representou a gestão na abertura da ação.

Data da última modificação: 28/10/2020, 16:00