Notícias Notícias

Voltar

Profissionais da Enfermaria de DIP do HC realizam treinamento de intubação orotraqueal em via aérea difícil

Atividade de aperfeiçoamento foi organizado pela equipe da Ugra e pelo pneumologista do HC Thiago Matos

Médicos, enfermeiros e fisioterapeutas da Enfermaria de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) do Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), receberam, na última quarta-feira (7), um treinamento, no formato de simulação realística, no qual foram abordadas técnicas para detecção de via aérea de difícil acesso e atualização de ações que devem ser realizadas durante o procedimento de intubação orotraqueal. 

O treinamento, organizado pela Unidade de Gestão de Riscos Assistenciais (Ugra) e pelo pneumologista do HC, Thiago Matos, faz parte de um plano de ação de melhorias em processos assistenciais. Uma outra turma da enfermaria de DIP será treinada, na próxima quarta-feira, das 8h às 16h.

“É importante fazer essa atualização de treinamento para que os processos assistenciais sejam aperfeiçoados. Dessa forma, podemos evitar falhas e prevenir eventos adversos no nosso hospital”, afirma a chefe da Ugra do HC, Adélia Monteiro.

A intubação orotraqueal é um procedimento de inserção de um tubo desde a boca até a traqueia, ligado a um respirador, que tem o objetivo de garantir a respiração adequada do paciente. Ela é feita apenas quando é necessário ter o controle completo das vias aéreas e tem sido muito utilizada em pacientes graves com Covid-19.

Data da última modificação: 12/07/2021, 17:59