Professores do curso de Engenharia de Controle e Automação visitam Refinaria Abreu e Lima

Objetivo é conhecer necessidades do mercado e ajustar as disciplinas do curso às demandas das empresas

Como parte das ações de modernização da graduação em Engenharia de Controle e Automação do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE, no Campus Recife, professores do curso realizaram visita, no dia 9 deste mês, à Refinaria Abreu e Lima (RNEST) da Petrobras, localizada no Complexo Industrial Portuário de Suape, em Ipojuca, no Grande Recife. O objetivo foi definir disciplinas eletivas que auxiliarão na formação dos estudantes na área de Automação de Processos Industriais para o setor de Petróleo e Gás.

Professores e engenheiros trocam experiências em visita à refinaria

Durante a visita, os professores conheceram todo o processo produtivo da refinaria. O parque industrial, que é o maior do estado, é automatizado, utilizando equipamentos de fabricantes de referência para o setor de Petróleo e Gás. “O curso de Engenharia de Controle e Automação da UFPE está acompanhando as necessidades das empresas locais e trabalhando para ajustar suas disciplinas às demandas do mercado. Desta forma, podemos proporcionar aos nossos alunos uma experiência mais completa, criando perspectivas reais de emprego ao formar profissionais alinhados às necessidades das empresas”, afirmou o professor Fabrício Bradaschia, do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) e coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade.

Além de Fabrício Bradaschia, os professores Geraldo Maia e Douglas Contente, ambos do DEE/UFPE, integraram a comitiva da Universidade. A visita foi acompanhada pelo gerente setorial de Projeto e Suprimentos da Refinaria Abreu e Lima da Petrobras, André Aires, que também é engenheiro formado pela UFPE. Participaram ainda outros engenheiros da Petrobras e de empresas prestadoras de serviço vinculadas às atividades de automação e controle.

O processo de modernização na área de Petróleo e Gás do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFPE tem cinco frentes. São elas: 1) Aplicações avançadas de controladores lógicos programáveis de alto desempenho de fabricantes conceituados na disciplina de Tópicos em Controladores Industriais; 2) Criação de disciplina eletiva que aborde os Sistemas Digitais de Controle Distribuído (SDCD), com conteúdo altamente especializado; 3) Modernização da disciplina de Instrumentação Industrial, apresentando sensores e atuadores utilizados em processos no setor de Petróleo e Gás; 4) Criação de disciplina eletiva na área de Projetos de Instrumentação Industrial, fundamentando o aprendizado na área de instrumentação industrial; 5) Criação de uma disciplina que aborde as principais normas de arquitetura de redes na área de automação de sistemas elétricos (IEC 61850 e DNP3).

A atualização do curso está alinhada com os serviços de operação e manutenção que ocorrem na refinaria, demandando engenheiros cada vez mais especializados. Desta forma, há uma demanda crescente de mão de obra com formação em Controle e Automação para atuar nas atividades internas da refinaria. Entre essas atividades estão manutenção de equipamentos de automação, programação de novos equipamentos, melhorias no controle de processo, dimensionamento e preservação de equipamentos reserva.

REFINARIA – A Refinaria Abreu e Lima (RNEST) é uma refinaria de petróleo com capacidade para processar até 230 mil barris de petróleo, quando concluída e em operação plena. A construção da refinaria teve início, em 2007, com sua partida em dezembro de 2014. Atualmente ocupa uma posição estratégica no estado de Pernambuco, gerando empregos e faturamento em toda a cadeia produtiva de Petróleo e Gás e na execução de obras de Engenharia de grande porte.

Curso de Engenharia de Controle e Automação

coordenacao.automacao@ufpe.br