Notícias Notícias

Voltar

Professores da UFPE participam de evento anual sobre tecnologias criativas

Encontro on-line contará com transmissão através do canal oficial do evento no YouTube de 11 a 17 deste mês

De 11 a 17 de abril, ocorrerá a edição anual do Processing Community Day (PCD) Brasil, evento mundial voltado para as comunidades de tecnologias criativas, aproximando artistas, designers, entusiastas, profissionais de criação e profissionais de tecnologia interessados com atuação artística e/ou expressiva. No Brasil, o evento reúne representantes de 20 instituições de ensino, artistas independentes e empresas da área de criação. O encontro virtual contará com uma transmissão no canal oficial do evento no YouTube. 

Neste ano, a participação de representantes de diversas instituições no evento tem como um de seus objetivos acabar com uma falsa concepção de que as comunidades de arte e tecnologia estão concentradas no eixo Rio-São Paulo.

O evento contará com nove palestras, 11 workshops, três performances, um curso de uma semana de duração, dois codejams/sprints, sete publicações (textos técnicos e científicos), uma exposição com 30 obras de 24 artistas diferentes, e três fóruns/debates, dos quais um deles, o “Encontro inaugural da rede de cooperação e colaboração acadêmica em criatividade computacional e programação criativa”, será conduzido pelos professores da UFPE Filipe Calegario (CIn), Giordano Cabral (CIn), Guilherme Ranoya (CAC) e Pedro Aléssio (CAC).

O PCD teve início em 2017 com eventos chancelados pela Processing Foundation, fundação criada a partir da plataforma de programação Processing, iniciativa desenvolvida no MIT Media Lab para democratizar o acesso às ferramentas de computação e programação para uso de artistas, designers, e outros públicos sem um treinamento formal nas ciências da computação. Informações sobre essa iniciativa são encontradas no site do PCD. 

Mais informações sobre o evento deste ano e outras ações do PCD podem ser acessadas em seu site oficial. 

Data da última modificação: 31/03/2021, 17:22