Professoras Yeda Almeida e Sávia Gavazza tomam posse na diretoria do Litpeg amanhã (16)

Litpeg é um instituto de pesquisa da UFPE nas áreas de petróleo, gás natural, biocombustíveis e energia renovável

O Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (Litpeg) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) terá uma nova diretoria para o quadriênio 2022-2026. As professoras Yeda Medeiros Bastos de Almeida, do Departamento de Engenharia Química, e Sávia Gavazza dos Santos Pessôa, do Departamento de Engenharia Civil, serão empossadas como as novas diretora e vice-diretora em solenidade que será realizada amanhã (16), às 15h, no auditório auxiliar do 1° andar do Litpeg, no Campus Recife.

O Litpeg é um instituto de pesquisa da UFPE que objetiva integrar indústria e academia visando o desenvolvimento de novas tecnologias, fomento à inovação e formação de recursos humanos para diversas áreas da cadeia produtiva da indústria do petróleo, gás natural, biocombustíveis e energia renovável. Inaugurado em 2019 com 12 laboratórios, o instituto é o maior investimento da Petrobras em um único projeto em universidades, em um total de R$ 76,5 milhões.

A nova diretora considera que o maior desafio, em curto e médio prazos, é fazer com que o Litpeg tenha autonomia para garantir sua sustentabilidade financeira. “Como instituto, temos que cumprir sua missão gerando e transmitindo conhecimento com caráter multi e interdisciplinar nas áreas de petróleo, energias renováveis e meio ambiente, primando pela qualidade e compromisso social, de modo a contribuir para o desenvolvimento sustentável da UFPE, do Nordeste e do Brasil”, explica a professora Yeda Almeida.

“As expectativas são grandes e animadoras. Esperamos que o Litpeg possa trazer para a UFPE desenvolvimento científico e tecnológico de ponta, que seja conhecido como um locus de inovação, sempre preocupado com as questões sociais e ambientais. Que o Litpeg seja um local que inspire a comunidade da UFPE e um espaço integrado de extensão, ensino e pesquisa”, disse, destacando que o professor Paulo Lyra, ex-diretor do Litpeg, fez um trabalho excelente deixando o instituto organizado e pronto para novos desafios.

“Junto com a professora Sávia e a comunidade do Litpeg, iremos trabalhar para sermos centro de referência nacional e internacional em pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de petróleo, energia e meio ambiente. A contribuição se dá através de pesquisa, na formação de recursos humanos de alto nível e comprometidos com o bem-estar social e o estabelecimento de parcerias pública e privada, visando atender os desafios tecnológicos da sociedade, a melhoria econômica e o desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Data da última modificação: 15/09/2022, 20:47