Professoras Cinthia Alves e Daniela Feitosa assumem direção do CCS

Nova gestão será pautada pela inovação

Em uma cerimônia restrita a poucas pessoas devido à necessidade de distanciamento social, realizada na tarde de ontem (19), o reitor Alfredo Gomes deu posse à nova diretoria do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE, que será composta pelas professoras Cinthia Kalyne de Almeida Alves, do Departamento de Terapia Ocupacional, e Daniela da Silva Feitosa, de Odontologia, como diretora e vice-diretora, respectivamente, durante o quadriênio 2021-24. Com a presença da vice-governadora do Estado, Luciana Santos, a solenidade teve a defesa do SUS e a relevância da pesquisa e do setor público como a tônica das falas. “Esse é o momento de reafirmarmos a importância da ciência”, afirmou Luciana.

Foto: Anderson Lima

Reitor deu posse às novas dirigentes do CCS

Já empossada, a professora Cinthia adiantou que a pauta da inovação está plenamente incorporada à nova gestão do CCS. “E vamos inovar começando pela integração, mas não a integração pela integração; somos incapazes de responder à complexidade dos problemas que vivenciamos aqui sozinhos, somos um microcosmo do tecido social brasileiro, temos uma pluralidade”, afirmou. E Daniela da Silva Feitosa comprometeu-se a valorizar a participação de todos os atores que fazem o CCS, os docentes, técnicos e estudantes, a partir da construção de um plano de ação coletivo “com produtos técnicos e científicos vinculados às necessidades da sociedade”.

Ao fechar a solenidade, o reitor Alfredo Gomes colocou a gestão central da UFPE à disposição da nova diretoria do CCS – “de modo a buscarmos convergência e quebrar polaridades” – e, adiantando que faria uma fala mais política do que o normal, relembrou o início da pandemia quando ainda havia poucas mortes por conta da Covid-19 para depois afirmar que o aumento vertiginoso dos óbitos decorreu, sobretudo, de decisões políticas. “E nós não tivemos, nesse país, decisões corretas para fazer enfrentamento a essa questão”, disse ele. O reitor afirmou, ainda, que se tivessem sido adotadas as medidas acertadas, “muito provavelmente nós estaríamos produzindo a vacina no Brasil e não as colocando dentro dos frascos”. Para o gestor, o projeto de país em curso, segundo está refletido no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLoas) do Governo Federal para 2021, “que prevê um corte de 16% no orçamento das universidades”.

Já o vice-reitor Moacyr Araújo agradeceu aos professores que estiveram à frente do CCS na gestão anterior, Nicodemos Pontes Filho (in memorian) e Vânia Pinheiro, e destacou que, embora a Universidade esteja passando por um período difícil em função das consequências da pandemia na rotina acadêmica, umas das coisas boas geradas nesse contexto é o ambiente de interação da ciência, das universidades e do setor público. “Esse movimento de recuperação para a sociedade sobre a importância e significado da Universidade e estamos vivendo a todo vapor”, comemorou.

Autor do discurso panegírico sobre a vice-diretora Daniela Feitosa, o professor Paulo Goes apontou a persistência como marca da colega, e citou “sua conclusão, em apenas uma década, de toda a formação acadêmica, tendo feito mestrado e doutorado na Unicamp”. A professora Ilka Falcão, responsável pela apresentação de Cinthia Kalyne de Almeida Alves, destacou a competência profissional e capacidade de articulação e agregar, além da experiência na área de saúde e gestão pública da nova diretora do CCS. “Eu poderia continuar falando da capacidade dela de coordenar equipe, mas devo afirmar que isso não é fruto da capacidade e experiência, e sim da sua natureza. Ela é uma boa pessoa; sai da sua zona de conforto com tranquilidade e firmeza necessárias, completou”.

CENTRO – O Centro de Ciências da Saúde (CCS) foi criado em 1976 com a fusão de várias escolas superiores do Recife. O centro possui nove cursos de graduação: Farmácia, Odontologia, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Educação Física (licenciatura e bacharelado). O centro mantém publicações periódicas: os Anais da Faculdade de Medicina (1937), os Anais da Faculdade de Odontologia (1968) e os Cadernos do Centro de Ciências da Saúde. Os dois primeiros tratam da temática científica, com metodologia própria; o último é voltado para a veiculação de assuntos mais gerais, incluindo aqueles de cultura e do humanismo. Os estudantes João Gonçalves Neto, presidente do DCE/UFPE, e João Vitor Buarque, do CCS, também saudaram as novas diretoras.

Data da última modificação: 22/01/2021, 19:14