Notícias Notícias

Voltar

Professora do PPGS apresenta livro sobre o sociólogo francês Pierre Bourdieu em evento em Paris

Publicado pela Editora Confraria do Vento, o livro será lançado em junho no Brasil

A professora Maria Eduarda da Mota Rocha, do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), apresentou ontem (25) o livro “Bourdieu à Brasileira” na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS) de Paris, em seminário do Grupo de Pesquisa sobre o Brasil Contemporâneo (Groupe de Recherche sur le Brésil Contemporain) da EHESS, coordenado pelo professor Afrânio Garcia Jr. Comentaram o trabalho os professores Sergio Miceli, da USP, e Afrânio Garcia Jr., da EHESS. Participaram também do debate, realizado de modo presencial e virtual, o historiador Roger Chartier e os cientistas sociais Benoit d’Estoile e Louis Pinto, entre outros pesquisadores.
 
Foto: Divulgação
Maria Eduarda (centro), Afrânio Garcia (à direita) e participantes do debate
 
Na ocasião, Rebecca Portela, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE, apresentou os resultados parciais da pesquisa realizada em estágio sanduíche em Paris no âmbito do mesmo projeto, intitulado “A recepção da obra de Pierre Bourdieu na sociologia brasileira”.
 
Publicado pela Editora Confraria do Vento, o livro trata da recepção da obra do sociólogo francês Pierre Bourdieu no Brasil e será lançado em junho no Brasil. O trabalho analisa em primeira mão a correspondência que Bourdieu trocou com pesquisadoras e pesquisadores brasileiros, para a articulação de uma rede de cooperação científica franco-brasileira nos anos de 1970 e 1980. A partir daí, mostra como a obra do autor foi fundamental para a conformação das áreas da sociologia da cultura, da antropologia das classes dominadas, da teoria social, da sociologia da educação e do debate recente sobre classe e raça em nosso país. Contando com a participação de Gabriel Peters (PPGS/UFPE), Thiago Panica (UFPB) e Ana Rodrigues (UFBA), o volume apresenta os resultados de pesquisa financiada pelo Capes/Print UFPE.
Data da última modificação: 26/05/2022, 12:11