Professora da UFPE tem pesquisa aprovada no Instituto Serrapilheira

Professora Giovannia Pereira, do Departamento de Química Fundamental, vai pesquisar pontos quânticos

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) teve um projeto aprovado na primeira chamada pública do Instituto Serrapilheira, instituição privada sem fins lucrativos que visa a valorizar a ciência e aumentar sua visibilidade e impacto no Brasil. O resultado foi divulgado hoje (21). A professora Giovannia Pereira, do Departamento de Química Fundamental (DQF) do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), Campus Recife da Universidade, foi contemplada com financiamento para pesquisa sobre nanoestruturas conhecidas como pontos quânticos.

Esses sistemas, após excitação, emitem luz que vai até a região do infravermelho. Assim, eles podem ser usados como sondas fluorescentes para identificação ou estudo de rotas metabólicas ligadas a algumas doenças. A proposta da pesquisa é substituir os metais pesados utilizados na constituição dessas nanoestruturas por materiais que permitam a produção de sistemas biocompatíveis, isto é, com menor toxicidade, sem comprometer as propriedades dos nanomateriais.

Ao todo, 65 projetos foram aprovados pelo Instituto Serrapilheira, nos temas informação, tempo, energia, identidade, matéria, forma e espaço. A chamada pública teve 1.955 propostas inscritas. Participaram da chamada pesquisadores de 331 instituições espalhadas por 26 unidades federativas do país.

Os projetos selecionados receberão até R$ 100 mil para realização de estudos ao longo do ano de 2018. Depois desse período, de 10 a 12 projetos serão contemplados com aportes de até R$ 1 milhão para três anos de pesquisa.

Data da última modificação: 21/12/2017, 18:47