Notícias Notícias

Voltar

Professora da UFPE Norma Arteiro Filgueiras assume cadeira na Academia Pernambucana de Medicina

A solenidade ocorreu de modo virtual e foi presidida pelo médico Hildo Azevedo

A professora e médica Norma Arteiro Filgueiras, do Departamento de Clínica Médica da UFPE, foi empossada, no último dia 10, como membro da Academia Pernambucana de Medicina (APM), para ocupar a cadeira nº 38, cujo patrono é o médico João Rodrigues e teve seu último ocupante o médico Fernando Tarcízio Miranda Cordeiro.

Em solenidade ocorrida de modo virtual e presidida pelo médico Hildo Azevedo, que também preside a APM, Norma foi saudada pela também professora da UFPE e integrante da APM, professora Maria de Fátima Militão, que destacou a trajetória da nova confreira como “um exemplo de vida acadêmica em todas as dimensões”.

Norma Filgueiras, que é chefe da enfermaria da clínica médica do Hospital das Clínicas e supervisora da Residência em Clínica Médica do Centro de Ciências Médicas da UFPE (CCS), será a 10ª mulher a ocupar uma cadeira na academia, que conta com 50 vagas.

Há 26 anos atuando como docente e responsável por contribuir com a formação de mais de 200 médicos – “aos quais seria capaz de nomear um a um”, afirmou – Norma agradeceu a honraria, e disse representar na APM “todos os que se dedicam à formação de novos médicos”.

Ao contextualizar o momento da homenagem recebida, a pandemia da covid-19, que a fez perder o pai e o colega ex-professor e antigo ocupante da cadeira 38, a nova integrante da Academia Pernambucana de Medicina pontuou que essas circunstâncias exigiram dos médicos, “além de muito sacrifício, dura carga de trabalho, medo de contaminar a si a aos seus, o obscurantismo, o negacionismo e o desrespeito”.

A nova acadêmica terminou suas palavras agradecendo “aos cientistas de todo mundo, em especial os da Fiocruz e Butantã, e aos colegas que usaram seu conhecimento e preceitos da boa medicina no combate a esses vírus; nunca foi tão importante não fazer o mal”. E completou: “Na Academia, lutarei em nome da democracia, das leis, da ciência e da boa medicina”. Assista à solenidade clicando aqui. 

Data da última modificação: 18/11/2021, 19:05