Professora da UFPE apresenta livro “Bourdieu à brasileira” em debate na Aliança Francesa

Evento será realizado no dia 28 deste mês, às 19h

“Bourdieu à brasileira”, livro organizado pela professora Maria Eduarda da Mota Rocha, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE, será apresentado, em um debate aberto ao público, no dia 28 deste mês, a partir das 19h, na Aliança Francesa, no Recife. Publicado pela Confraria do Vento, o livro revela a forte participação brasileira em um momento singular na vida de Pierre Bourdieu, um dos intelectuais mais importantes do século XX, quando ele liderava pessoalmente um grupo de pesquisa antes de se tornar uma figura pública mundialmente conhecida.

Em Paris, nos anos de 1970 e 1980, jovens brasileiros e brasileiras em busca de uma formação encontravam um mestre apaixonado conduzindo uma empreitada coletiva, a construção da sua sociologia reflexiva. De volta ao Brasil, brasileiros que tiveram a chance de trabalhar com Bourdieu adaptavam seus conceitos e métodos aos problemas que o campo intelectual nacional lhes ditava, seja no âmbito da Antropologia das classes dominadas, como no Museu Nacional, seja na Sociologia da Cultura em São Paulo, os dois domínios em que atuou preferencialmente a primeira geração.

As cartas que Bourdieu trocou com esses profissionais revelam os interesses de cada parte, as negociações, as tensões e, sobretudo, a crescente absorção dos nossos compatriotas pela dinâmica do campo nacional, depois de uma experiência de internacionalização decisiva em suas trajetórias. Neste processo, é possível ver como encontraram na obra de Bourdieu uma ferramenta importante para a legitimação da Sociologia em um contexto de expansão da pós-graduação e, no mesmo passo, avançar em suas carreiras ocupando posições de liderança em diferentes áreas de atuação, como a Antropologia, a Comunicação, a Saúde Coletiva, a Ciência Política, a Administração.

Maria Eduarda da Mota Rocha teve acesso em primeira mão aos arquivos pessoais de Pierre Bourdieu graças a sua participação no projeto “Bourdieu e as Américas”, liderado por Franck Poupeau, pesquisador do CNRS e professor da Universidade Sorbonne Nouvelle. No Brasil, a pesquisa teve o apoio do projeto Capes-Print UFPE. “Bourdieu à Brasileira” traz o resultado de uma pesquisa documental inédita nestes arquivos.

LIVRO – Com prefácio de Maria Arminda do Nascimento Arruda, professora do Departamento de Sociologia e vice-reitora da Universidade de São Paulo (USP), o livro está organizado em sete capítulos nos quais se discute também o pensamento de Bourdieu na sociologia da educação, na teoria social e no debate mais recente sobre classe e raça no Brasil, entre outros temas. Colaboram com o livro Gabriel Peters, professor do Departamento de Sociologia da UFPE; Ana Rodrigues, professora da Universidade Federal da Bahia; Thiago Panica, professor da Universidade Federal da Paraíba, além de Franck Poupeau, Amin Perez, professor da Universidade do Québec e Jean-Baptiste Comby, professor da Universidade de Panthéon-Assas.

Inserido nos eventos que marcam os 20 anos da morte de um dos intelectuais mais citados no mundo, o debate de apresentação de “Bourdieu à brasileira”, promovido pela Aliança Francesa, contará também com a participação de Gabriel Peters e a mediação de Arthur Perrusi, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE. O evento é aberto, sem necessidade de inscrição prévia. Na ocasião, haverá venda do livro, que também já está disponível no site da Confraria do Vento.

Professora Maria Eduarda Rocha

me.rocha@uol.com.br