Professora Auxiliadora Martins é homenageada em evento do GT Racismo do Ministério Público de Pernambuco

Live vai abordar o tema “É possível dialogar com a branquitude na luta antirracista?” amanhã (16), às 15h, no YouTube

O Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha será o foco de uma live sobre o tema “É possível dialogar com a branquitude na luta antirracista?” amanhã (16), às 15h, no canal da Escola Superior do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) no YouTube. A professora Auxiliadora Martins, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi uma das seis mulheres negras homenageadas do ano passado e volta ao evento, promovido pelo Grupo de Trabalho sobre Discriminação Racial (GT Racismo) do MPPE, como convidada especial.

“Historicamente, nas sociedades eurocêntricas, brancocêntricas, machocêntricas e cristãs, como a brasileira, têm-se homenageado pessoas brancas, pessoas da elite, erguendo para elas monumentos e estátuas, dando-lhes nomes de ruas, praças e escolas, inclusive para os que foram nossos colonizadores, escravizadores e torturadores”, afirma a professora, que é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Autobiografias, Racismos e Antirracismos na Educação (Gepar) da UFPE.

“O que o GT Racismo do MPPE faz, a meu ver, é tornar público seu reconhecimento e sua gratidão por nossas existências enquanto mulheres negras no mundo e por nossa luta aguerrida em prol da igualdade, da justiça e do empoderamento da população negra. Com esse ato, estão dizendo que nos veem, nos ouvem, nos aplaudem e nos amam pelo que fazemos e dizemos cotidianamente”, completa ela, destacando que a homenagem é um ritual voltado à ancestralidade, usado desde o início da humanidade.

Mediado pela promotora de Justiça Irene Cardoso Sousa, coordenadora do GT Racismo, o debate conta com duas palestrantes: a mestranda em História Anna Karla da Silva Pereira, cofundadora da Frente Favela Brasil; e advogada Ana Helena Ithamar Passos, mestra e doutora em Serviço Social e cofundadora do Instituto Ella Criações Educativas. Também serão homenageadas uma profissional de saúde, uma sindicalista, uma escritora, uma quilombola e uma religiosa.

GRUPO – Criado em 2002, o Grupo de Trabalho sobre Discriminação Racial do Ministério Público de Pernambuco (GT Racismo) surgiu com o objetivo de construir estratégias de enfrentamento ao racismo em todas as suas formas de manifestação, por meio da discussão do tema, sensibilização e capacitação de membros e servidores a partir da compreensão do racismo institucional e suas consequências na reprodução das desigualdades que atingem a população negra.

Data da última modificação: 15/07/2020, 16:28