Notícias Notícias

Voltar

Professor participa do 3º Festival do Filme Etnográfico do Pará com obra sobre os Hupd’äh

“Espíritos, floresta e rios: Memórias dos mundos dos Hupd’äh da Amazônia” trata dos mundos dos Hupd'äh, povo do Noroeste Amazônico do Brasil

O professor Renato Athias, do Departamento de Antropologia e Museologia da UFPE, lança nacionalmente, hoje (16), o filme “Espíritos, floresta e rios: Memórias dos mundos dos Hupd’äh da Amazônia”, escrito e realizado com a cineasta e produtora Mina Rad. O média-metragem será exibido no 3º Festival do Filme Etnográfico do Pará às 20h, no Cine Líbero Luxardo, em Belém. O pesquisador também integra o júri oficial da Mostra Divino Tserewahú com outros profissionais do campo da antropologia visual.

A obra trata dos mundos dos Hupd'äh, povo do Noroeste Amazônico no Brasil, a partir do olhar e acervo etnográfico do antropólogo. Nela, é apresentada uma geopolítica de ocupação dos espaços sociais e as trilhas que interconectam os diversos clãs e seus vizinhos na região interfluvial dos rios Uaupés, Papuri e Tiquié.

O filme também traz uma narrativa sobre redes de parentesco e da relação dos Hupd’äh com o ambiente ecológico, onde também vivem os seres não humanos da floresta, os “espíritos”. O média tem 68 minutos de duração e produção da World Cultural Diversity Production e do Laboratório de Antropologia Visual do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE (PPGA).

O evento acontece este ano em Belém de hoje (16) a 21 deste mês. Nesta edição, acontecem duas mostras competitivas, a Mostra Jean Rouch e a Mostra Divino Tserewahú, em homenagem, respectivamente, a Jean Rouch, uma referência do cinema e da antropologia visual, e Divino Tserewahú, importante pioneiro do cinema indígena no Brasil. São duas premiações distintas, a Mostra Competitiva Jean Rouch, que premia os filmes etnográficos, e a Mostra Competitiva Divino Tserewahú, voltada ao cinema indígena. Ambas contemplam o melhor filme em curta, média e longa-metragem.

O Festival do Filme Etnográfico do Pará é uma promoção do Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual Visagem da Universidade Federal do Pará (UFPA). Seu objetivo é difundir, fomentar e premiar produções audiovisuais que apresentem qualidade técnica reconhecida na área, além de promover o diálogo entre produtores, cineastas, pesquisadores e público em geral. São aceitas produções nacionais e internacionais de filmes que abordam questões socioculturais contemporâneas sobre pessoas, grupos sociais, processos históricos de temas de interesse antropológico e afins.

Mais informações
https://festivaldopara.com.br/
Instagram @festivaletnograficodopara

Data da última modificação: 16/11/2021, 17:50