Docente José Luiz Bezerra é o novo Professor Honoris Causa da UFPE

A professora Leonor Costa Maia, do Departamento de Micologia do Centro de Biociências (CB)/UFPE, fez o discurso panegírico

O professor José Luiz Bezerra é o novo Professor Honoris Causa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A sessão solene de outorga do título foi realizada, na manhã de hoje (30), no Auditório Jorge Lobo, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no Campus Recife. O título foi concedido ao docente em reconhecimento à grande contribuição dada por ele para o avanço da Micologia e da Fitopatologia.

Foto: Passarinho

Homenageado atua no Pós-Graduação em Biologia de Fungos

Em seu discurso panegírico, a professora Leonor Costa Maia, do Departamento de Micologia do Centro de Biociências (CB)/UFPE, destacou a relevante vida profissional do homenageado, conhecido por seus estudos em Micologia e Fitopatologia, sobretudo na área taxonômica. O docente já publicou mais de 200 artigos em revistas nacionais e estrangeiras, participou de várias comissões e sociedades científicas e recebeu diversos prêmios.

Além das conquistas acadêmicas, a professora Leonor Costa Maia também destacou o lado humano do homenageado. “Ao longo da vida profissional, o doutor Bezerra soube fazer amigos, colaborar de modo destacado com os colegas e formar micologistas entusiastas, que o têm como exemplo”, afirmou. “Quero, então, agradecer ao doutor Bezerra, em meu nome e dos que aqui estão, a inestimável contribuição à micologia e a esta Universidade, o seu legado como pesquisador, professor, orientador e conselheiro, a sua disponibilidade, a sua empatia, a sua presença amiga e o seu grande coração, abraçando a todos”, completou.

Cumprindo os ritos cerimoniais, após o discurso panegírico, a solenidade prosseguiu com a trasladação das vestes talares, a leitura do termo indagativo, a leitura e a assinatura do ato de outorga e a assinatura do diploma.

“Receber o título de Professor Honoris Causa desta nobre Universidade é uma honra de valor inestimável para qualquer pessoa que minimamente tenha noção de quão prestigiosa ela é”, comemorou o professor José Luiz Bezerra. “Esta solenidade terá duração de alguns minutos, mas a minha gratidão será eterna”, afirmou.

A vice-reitora Florisbela Campos, que presidiu a cerimônia de hoje (30), falou sobre a importância deste título honorífico como reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo docente, que contribuiu e continua contribuindo com o Departamento de Micologia e o Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos do Centro de Biociências da UFPE. “Ele é um professor que dedicou a sua vida à pesquisa, ao serviço público e continua ligado a uma instituição federal de ensino superior”, disse.

A proposta de concessão do título foi apresentada pelo Departamento de Micologia do CB, com o aval da diretoria do centro e aprovação, por unanimidade, do Conselho Universitário.

CURRÍCULO – O professor José Luiz Bezerra possui graduação em Biologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1965), mestrado em Botany pela University of Florida (1974) e doutorado em Plant Pathology pela University of Florida (1976).

De 1959 a 1979, o docente atuou no Departamento de Micologia e no Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos do CB/UFPE – na pós-graduação, atua ainda hoje como colaborador. Também foi professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), de 1967 a 1979, e pesquisador em Fitopatologia na Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), na Bahia. Atualmente, é professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

O professor José Luiz Bezerra é membro do corpo editorial da Fitopatologia Brasileira, do corpo editorial da Agrotrópica, revisor de periódico da Fitopatologia Brasileira, revisor de periódico da Agrotrópica, revisor de periódico da Summa phytopathologica (0100-5405) e revisor de periódico da Acta Botanica Brasilica (0102-3306).

Confira o álbum de fotos da cerimônia, de autoria do fotógrafo Passarinho, da Ascom UFPE

Data da última modificação: 30/08/2019, 16:18