Professor Everton Botelho Sougey recebe título de Professor Emérito no próximo dia 10

Atualmente, ele é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento do Centro de Ciências Médicas

O médico e professor Everton Botelho Sougey recebe o título de Professor Emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em sessão solene de outorga a ser realizada, no dia 10 de março, às 10h, no Auditório Reitor João Alfredo, no prédio da Reitoria, no Campus Recife. Professor titular aposentado do Departamento de Neuropsiquiatria da UFPE, o docente destaca-se pelos relevantes serviços prestados à Universidade e à sociedade em geral na área médica.

O professor Sougey é graduado em Medicina pela Universidade de Pernambuco (1976), mestre em Psiquiatria pela Université Paris Descartes, Paris V – França (1983) e doutor em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas (1992). Também possui pós-doutorado pela Université Libre de Bruxelles (2005) – Bélgica. Obteve o Certificado de Estudos Especiais em Psiquiatria com o professor Pierre Pichot (França). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: depressão, esquizofrenia, diagnóstico, diagnóstico computadorizado e neurociências.

Atualmente é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento do Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPE, tendo atuado na criação desse programa. Coordenador e fundador do Núcleo de Pesquisa e Avaliação Comportamental em Grupos de Risco (Nupac-GR-UFPE). Exerceu o cargo de diretor adjunto da Região Nordeste da Associação Brasileira de Psiquiatria. Presidiu a Sociedade Pernambucana de Psiquiatria, gestão 2014/2016.

Organizador do Simpósio Sobre o Cérebro da UFPE por mais de 20 anos, sendo agraciado com a medalha Cérebro e Criatividade. Também recebeu a Medalha Ulysses Pernambucano de Honra ao Mérito, promovida pela Sociedade Pernambucana de Psiquiatria, a maior honraria a psiquiatras de Pernambuco. O professor realizou atendimento médico-psiquiátrico aos pacientes no Ambulatório de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da UFPE por mais de 30 anos. Ainda exerceu a Coordenação da Comissão de Ética do Hospital das Clínicas da UFPE.

Criou e estruturou as atividades da Liga Pernambucana de Psiquiatria da UFPE como projeto de extensão com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Tem mais de 170 artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais nas áreas clínicas da Psiquiatria e Psicofarmacologia. Orientou diversos trabalhos acadêmicos concluídos e publicados durante a formação de residência médica, mestrado e doutorado, além de orientações em andamento. Coordenou o Simpósio sobre o Suicídio da UFPE, durante os últimos quatro anos. É presidente de honra da Associação de Terapias Cognitivas do Estado de Pernambuco. Foi candidato a vice-reitor da UFPE, em 2003, com a chapa “Diga sim à UFPE”.

A proposta de concessão do título de Professor Emérito é oriunda do Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento do CCM/UFPE.

Data da última modificação: 28/02/2023, 15:34