Notícias Notícias

Voltar

Professor do Departamento de Letras participa de publicação sobre violações de direitos humanos e literatura pan-americana comparada

O livro está disponível on-line

O professor Roland Walter, do Departamento de Letras da UFPE, publicou, em março, o capítulo intitulado “Maps of Violence, Maps of Resitance, or, where is Home in the Americas?” no livro “Human Rights in the Americas”, publicado pela Editora Routledge (Nova York/Londres). A publicação examina a questão dos direitos humanos e as violações destes representados em literatura pan-americana comparada. A Routledge destaca-se por ser uma das editoras mais prestigiosas no campo das ciências humanas. O livro está disponível aqui. 

No texto, Roland Walter examina como escritores pan-americanos – Margaret Atwood (Canadá), Linda Hogan (EUA), Orlando Romero (EUA), Toni Morrison (EUA), Patrick Chamoiseau (Martinica), Manoel de Barros (Brasil) – traduzem a experiência de deslocamento/migração nas Américas: uma experiência profundamente enraizada na brutalização de espaço, seres humanos e toda a biota.

O autor se baseia no fato de que a experiência da colonialidade transcultural, enquanto processo contínuo de dominação e resistência interétnica, é um dos denominadores comuns que ligam as nações em sua diferença através do continente. Essa experiência tem um impacto crucial em pessoas, cidadania e nacionalidade, envolve espaço, tempo, linguagem, identidade, etos e cosmovisão.

A partir dessa perspectiva, Roland Walter analisa como esses escritores articulam esteticamente um processo contínuo de violência (neo)colonial mapeado nas mentes e corpos dos seus personagens dentro do que Édouard Glissant chama “o tempo torturado” e “o espaço transferido” das Américas. Nesse processo, o professor, em diálogo com declarações oficiais de direitos humanos, utiliza uma abordagem interdisciplinar e interseccional da Literatura Comparada dentro da área dos Estudos Culturais e Pós-Coloniais.

Roland Walter é pesquisador ligado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com publicações de artigos e capítulos de livro no Brasil, na Argentina, em Cuba, no Canadá, nos Estados Unidos, na Inglaterra, na Alemanha e na Holanda. Foi editor associado do periódico acadêmico Melus (Multi-Ethnic Literature of the United Sates), entre 1997 e 2006; pesquisador colaborador de Gira (Groupe Interdisciplinaire de Recherche sur les Amériques) em Montreal, Canadá, entre 2003 e 2016; e convidado como professor visitante na Universidade de Tubinga, Alemanha, em 2004.

Mais informações
Professor Roland Walter

roland.walter@ufpe.br

Data da última modificação: 20/05/2021, 15:42