Professor do Departamento de Engenharia Civil ganha maratona de programação em congresso mundial de mecânica computacional

Objetivo da maratona era a simulação do espalhamento da pandemia do coronavírus

O professor Renato Motta, do Departamento de Engenharia Civil, e sua dupla ficou em primeiro lugar no hackathon (maratona de programação) do workshop júnior do 14º Congresso Mundial de Mecânica Computacional. (WCCM Junior Workshop). Integrava a equipe a estudante de doutorado Kou Du, da Universidade de Lorraine, França. A dupla conquistou o primeiro lugar empatado com outro time, o Climat.

Participaram do WCCM Junior Workshop 150 pesquisadores com idade máxima de 40 anos de todo o mundo. O objetivo do hackathon era a simulação do espalhamento da pandemia em nível local (cidade) e global (país) considerando a otimização do uso das máscaras de forma mais eficiente.

Renato explica que o trabalho envolvia a simulação computacional da contaminação da pandemia. O desafio deveria ser solucionado em 24h pelas equipes multinacionais. Foram repassados os seguintes dados aos grupos: como ocorre a contaminação localmente (nas cidades, pessoa-pessoa), como estava a distribuída contaminação globalmente (país), a geometria dos limites do país e o número de máscaras para serem distribuídos pela população (5%).

“O objetivo geral era otimizar a distribuição das máscaras no país de forma que a contaminação fosse a mais lenta possível. Para isso tínhamos que simular cada cidade com diferentes números de pessoas com máscara. Nossa simulação tinha 3.500 cidades, cada uma com 1.600 pessoas e uma duração 400 ‘dias’ (cada dia uma interação). O maior desafio era programar as simulações de forma eficiente para conseguir a simulação completa (global) não demorassem muito”, explica o professor.

O WCCM seria em Paris em 2020, mas devido a pandemia ocorreu remotamente de 11 a 15 de janeiro. O workshop foi realizado na semana anterior, nos dias 7 e 8 deste mês.

Data da última modificação: 22/01/2021, 16:41