Professor de Eletrônica e Sistemas lança livro sobre tecnologia de medição de frequência

Obra é baseada em colaborações com dois professores da Espanha e Coreia do Sul

O professor do Departamento de Eletrônica e Sistemas da UFPE Marcos Tavares de Melo é um dos autores do livro “Frequency Measurement Technology”, lançado em dezembro em coautoria com Ignacio LLamas-Garro (Centro Tecnológico de Telecomunicações da Catalunha, na Espanha) e Jung-Mu Kim (Universidade Nacional Chonbuk, na Coreia do Sul) pela editora Artech House.

O trabalho surgiu por meio de diversas colaborações ao longo de dez anos entre os professores. “Tais colaborações, incluíram orientações e coorientações de teses e dissertações de alunos das pastes envolvidas, artigos de conferências, periódicos indexados internacionais, workshops, projetos internacionais, desenvolvimentos tecnológicos, capítulos de livros, visitas técnicas etc.”, explica o professor.

A obra aborda a parte prática de projetos e implementação de receptores de medição de frequência, que ajudam na identificação sinais desconhecidos; explora as tecnologias utilizadas nas medições de frequência de linhas e filtros de atraso usando interferometria; e fornece exemplos concretos de implementações de fotônica de microondas, dentre outros assuntos.

Professor Marcos Tavares de Melo
marcos@ufpe.br