Notícias Notícias

Voltar

Professor da UFPE é premiado pela Academia Pernambucana de Letras pelo livro “Para Além da Educação Popular”

O docente receberá o prêmio hoje (24), às 20h, na sede da APL, na Avenida Rui Barbosa, 1.596

O professor Flávio Brayner, do Centro de Educação (CE) da UFPE, venceu mais uma vez o Prêmio Literário da Academia Pernambucana de Letras (APL). Ele conquistou o Prêmio Antônio de Brito Alves – Ensaio, com o livro “Para Além da Educação Popular”. O docente receberá o prêmio hoje (24), às 20h, na sede da APL, na Avenida Rui Barbosa, 1.596.

O livro, publicado pelo Mercado das Letras em 2018, reúne vários ensaios sobre a educação popular e traz como alicerce importantes críticas aos conceitos forjados pela filosofia moderna, que por sua vez reverberaram no mundo pedagógico. Por isso ao ler o livro, percebe-se que os conceitos, por exemplo, de Consciência, de Sujeito, de Liberdade, são de alcance limitado para compreender e explicar os fenômenos pedagógicos atuais.

Brayner convida a “ir além”..., questionando de forma respeitosa o que está posto, desafiando o leitor a reescrever essa história de forma a minimizar tais fragilidades e defendendo, a partir das ideias de Hannah Arendt, uma educação republicana... No fundo, o ponto central de sua crítica está na “institucionalização” do pensamento de Freire e a esterilização intelectual que daí advém.

Data da última modificação: 24/01/2019, 11:12