Notícias Notícias

Voltar

Primeira etapa nacional do programa Futuras Cientistas começa amanhã (3)

Pela primeira vez, programa atuara nos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Abertura da imersão científica terá transmissão ao vivo pelo YouTube.

Da assessoria do Cetene

O Futuras Cientistas, programa de gênero do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), subordinado ao Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI), inicia amanhã (3) a edição 2023 de sua imersão científica. Pela primeira vez, a iniciativa que visa contribuir com a inserção de alunas e professoras da rede pública de ensino nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática terá alcance nacional, após dez anos atuando em estados do Nordeste.

A cerimônia de abertura ocorre a partir das 9h, no auditório do Cetene, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do programa no YouTube

Para a ocasião estão confirmadas as presenças da diretora do Cetene e criadora do Programa Futuras Cientistas, Giovanna Machado; a secretária regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão; o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Evaldo Ferreira Vilela; o cônsul de diplomacia pública do consulado dos EUA no Recife, Jeffrey Lodermeier; o diretor do Departamento de Ciências da Vida e Desenvolvimento Humano e Social, Fábio Lorotonda; e o presidente IMCD Brasil Comércio e Indústria de Produtos Químicos, Nicolas Kaufmann; entre outras autoridades do meio científico.

A programação da imersão científica segue até o dia 31 deste mês e inclui vivência das participantes em laboratórios e uma série de palestras sobre temas relacionados à ciência e tecnologia, além do papel político das mulheres nas transformações sociais. Os grupos de trabalho serão monitorados por especialistas das entidades parceiras do programa e as atividades são realizadas em conformidade com as metas globais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em favor da igualdade de gênero (ODS 5), bem como da missão institucional do Cetene de promoção ao acesso e à popularização da Ciência no Nordeste e no Brasil.

PERFIL DAS PARTICIPANTES - A edição 2023 do Programa Futuras Cientistas conta ao todo com 470 participantes, com 10% das oportunidades destinadas a pessoas com deficiência. As jovens selecionadas são alunas do 2º ano do Ensino Médio da rede pública. Nesse grupo, 160 vagas foram para alunas matriculadas em escolas regulares e outras 160 vagas para estudantes de tempo integral, semi-integral ou do ensino técnico. Já as docentes ocupam as 150 vagas restantes.

Durante o mês da imersão, as selecionadas recebem um auxílio no valor de R$ 483,00, além de kit com os materiais necessários para a realização dos experimentos dos planos de trabalho.

OUTRAS ETAPAS - Além da imersão científica, o Futuras Cientistas é composto de outras três etapas realizadas ao longo do ano: banca de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mentoria e estágios supervisionados.

Com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Futuras Cientistas terá núcleos de trabalho em todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, incluindo outras unidades de pesquisa vinculadas ao MCTI.

Data da última modificação: 02/01/2023, 14:22