Pré-acadêmico GAP seleciona monitores

Projeto voltado, principalmente, a estudantes oriundos da rede pública de ensino, capacita alunos para disputar uma vaga nas instituições de Ensino Superior

O Grupo de Apoio Preparatório (GAP), um dos pré-acadêmicos da UFPE, abriu seleção de monitores. O candidato interessado em participar do projeto deve preencher formulário on-line até o dia 17 deste mês. A seleção ocorre por meio de entrevista. Os membros do projeto entram em contato, via WhatsApp, até o fim do prazo de inscrição, para agendamento da entrevista.

O GAP tem como objetivo capacitar alunos e alunas para disputar uma vaga nas instituições de ensino superior ou uma bolsa de estudo nas instituições privadas. O projeto é voltado principalmente a estudantes oriundos da rede pública de ensino. A iniciativa visa suprir e auxiliar as lacunas que o Ensino Médio possa ter deixado. O aluno tem acesso uma estrutura adequada à formação, como ambiente favorável ao estudo, professores capacitados, acompanhamento pedagógico e material de estudo. Além da aprovação no Enem, o objetivo também é reforçar o exercício da cidadania.

Os aulões são ministrados aos sábados, das 8h30 às 11h30, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). As aulas e materiais também são disponibilizados, no decorrer da semana, no canal do YouTube do GAP. Todos os participantes recebem uma declaração ou certificado, ao final do período do projeto, após o Enem, com as horas complementares correspondentes à sua participação. O documento é emitido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).

O candidato a monitor pode escolher entre as disciplinas Linguagens, Matemática, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Inglês e Espanhol. Na inscrição, também deve informar com qual ou quais atribuição pode se comprometer.

O monitor pode ministrar aulas virtuais, disponibilizadas no canal do YouTube e Google Classroom; fazer a comunicação com instituições parceiras para divulgação dos aulões; participar das reuniões quinzenais pela internet; elaborar material para divulgação do projeto em mídias sociais; organizar o cronograma de aulas junto aos demais professores e monitores; coordenar a chegada dos estudantes e organização das aulas caso ocorram aulas presenciais; e criar formulários e gerenciamento de matrículas dos alunos.

Allef Douglas (81) 99963.9212
Beatriz Melo (91) 99107.1103