Notícias Notícias

Voltar

PPHTUR e Lets lançam relatório sobre atuação das film commissions no desenvolvimento do setor audiovisual e do turismo cinematográfico

Documento está disponível no repositório Attena (UFPE)

O Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo (PPHTUR) da UFPE e o grupo de pesquisa Laboratório de Estudos Turísticos (Lets) lançaram o relatório técnico “Film Commissions report 2020-2021: an overview & film tourism”. A publicação pode ser acessada gratuitamente no Attena - Repositório Digital da UFPE. 
 
Considerando a importância da atuação das film commissions (órgão governamental, seja municipal, estadual ou federal, que incentiva, facilita e apoia a produção audiovisual – cinematográfica, televisiva ou publicitária – em locais públicos) no desenvolvimento do setor audiovisual e do turismo cinematográfico em suas áreas de jurisdição, a pesquisa buscou compreender aspectos estruturais e de funcionamento dessas organizações, além do papel desempenhado por elas no desenvolvimento do turismo cinematográfico. 
 
Para tanto, por meio de uma pesquisa on-line aplicada em 2020 e 2021, foram entrevistadas 87 film commissions integrantes da Association of Film Commissioners International (AFCI) e/ou da European Film Commissions Network (EUFCN). Os resultados desta pesquisa são publicados no formato de relatório técnico, em inglês, de modo a facilitar a disseminação dos conhecimentos produzidos para além da academia e do território nacional, alcançando também film commissions e organizações de gestão de destino turístico internacionais.
 
Destinado a acadêmicos e gestores públicos interessados no desenvolvimento local por meio do estímulo ao setor audiovisual e ao setor turístico, este relatório tem o intuito de contribuir para uma melhor compreensão sobre a situação atual das film commissions e de apoiar a criação de novas entidades por meio de informações práticas sobre seu funcionamento, estratégias de atuação e ações voltadas para o turismo cinematográfico.
 
Esta publicação é um produto técnico desenvolvido no âmbito dos projetos de pesquisa coordenados pela docente do PPHTur Nathália Körössy, financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e pela Facepe (APQ Jovens Pesquisadores 2021). Também contou com recursos da Capes, por meio do Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap), Edital Propg nº 03/2020.
 
Mais informações
Professora Nathália Körössy
Data da última modificação: 16/05/2022, 10:27