PPGero promove defesa de dissertação sobre capacidade funcional de pessoas idosas

O trabalho foi orientado pela professora Vanessa de Lima Silva

No dia 8 deste mês, acontecerá nas dependências do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (PPGero), no Campus Recife, a defesa de dissertação de mestrado da aluna Helka Juliane Fernandes da Silva intitulada “Determinantes Sociais da Saúde e a Capacidade Funcional de Pessoas Idosas Atendidas pela Estratégia de Saúde da Família”. A defesa será realizada às 10h.

A banca examinadora é formada pelos professores Vanessa de Lima Silva (orientadora, PPGero), Ana Paula de Oliveira Marques (PPGero), Flávia Pereira da Silva (Departamento. de Terapia Ocupacional) e George Tadeu Nunes Diniz (Aggeu Magalhães-Fiocruz/PE)

Resumo

Objetivo: analisar a associação entre Determinantes Sociais da Saúde e a Capacidade Funcional de pessoas idosas. Método: realizou-se um estudo quantitativo, de corte seccional, com 129 idosos, atendidos na Atenção Básica do Recife. Através de Análise de Classes Latentes foi criada a variável dependente da Capacidade Funcional, com três categorias, a partir de nove variáveis indicadoras (Escala de Lawton e Brody para Atividades Instrumentais de Vida Diária). A análise descritiva foi feita por meio de tabela de frequência. Testes de Qui-Quadrado ou Exato de Fisher e Análise de Resíduos Padronizados testaram a associação e modelos de regressão logística multinomial univariada e multivariada testaram o efeito das variáveis independentes sobre a variável dependente. O nível de significância foi de 5%. Resultados: a capacidade funcional foi classificada de acordo com os padrões de respostas dos idosos. Os determinantes sociais da saúde que estiveram associados com a categoria independência com alguma dificuldade cognitiva foram: fonte de renda (idoso sozinho – OR=0,40; p=0,05); escolaridade (analfabeto – OR=8,93; p=0,005); uso de bebida alcoólica (consumir – OR=0,23; p=0,02); diabetes mellitus (Sim – OR=2,65; p=0,04). Já entre os que apresentaram associação com dependência com dificuldades nas atividades motoras e cognitivas estavam: fonte de renda (idoso sozinho – OR=0,15; p=0,01); condição de moradia (não residir em casa própria – OR=13,81; p=0,02); diabetes mellitus (Sim – OR=4,77; p=0,03). Conclusão: O comprometimento da capacidade funcional da população estudada esteve associado à baixa escolaridade; a ausência de casa própria, à idade mais avançada e ao fato de ter diabetes. Desta forma, observa-se a importância de considerar todos os níveis de determinantes sociais sobre a funcionalidade, embora o conceito de capacidade funcional seja centrado no indivíduo.

Programa de Pós-Graduação em Gerontologia
ppgero6@gmail.com