Pós-Graduação em Química promove colóquio sobre tecnologia de nanopartículas

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFPE vai realizar um colóquio com o tema “Tecnologia de Nanopartículas: design, preparação e aplicações”. O colóquio terá como palestrante o professor Koiti Araki, do Instituto de Química da USP e membro da Academia de Ciências de São Paulo, e vai abordar desde o projeto até a preparação de nanossistemas para diagnóstico, tratamento e teranóstica na tecnologia de nanopartículas. O evento acontecerá de forma virtual na próxima quarta-feira (9), a partir das 15h. A videochamada será realizada através do Google Meet.

Bacharel e licenciado pela Faculdade de Filosofia Ciência e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1986), mestre (1989) e doutor (1994) em Química Inorgânica pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo, Koiti Araki é professor titular da mesma instituição desde 2006. É pesquisador principal do Laboratório de Química Supramolecular e Nanotecnologia, atual coordenador do SisNano-USP, e membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Atua na área de nanotecnologia supramolecular, particularmente na funcionalização e compatibilização de nanopartículas metálicas (ouro e prata) e de óxidos/hidróxidos de metais de transição (ferro, níquel, cobalto, titânio, silício) visando o desenvolvimento de processos de fabricação e suas aplicações tecnológicas.

Resumo

A gestão sustentável dos recursos naturais, especialmente água e energia, e a saúde pública, estão entre os maiores desafios globais na agenda do desenvolvimento sustentável, onde os produtos nanotecnológicos teriam um papel significativo. Apesar da infinidade de nanopartículas que foram produzidas e utilizadas para o avanço de tecnologias para remediação ambiental, conversão e armazenamento de energia, saúde entre outras aplicações, poucas são as que chegaram ao mercado. De fato, vários são os fatores de restrição que devem ser superados durante o processo de amadurecimento da tecnologia para elevar o nível de prontidão, o que pode depender da disponibilidade de insumos nanotecnológicos. Possibilitando a fabricação em larga escala de nanomateriais que podem ser usados como plataformas para novos produtos cuja funcionalidade é fortemente dependente de como os componentes/elementos são distribuídos e interagem entre si em nanossistemas em escala atômica/molecular, dando origem a efeitos, é um desafio formidável. Da mesma forma, existem grandes desafios também para a análise, monitoramento e controle de qualidade de produtos nanotecnológicos. Nesta apresentação vamos nos concentrar na tecnologia de nanopartículas, desde o projeto até a preparação especialmente de nanossistemas para diagnóstico, tratamento e teranóstica.

Data da última modificação: 07/11/2022, 15:47