Pós-Graduação em Estatística promove seminário nesta quarta-feira (27) sobre Modelos matemáticos de crescimento

O evento será realizado a partir das 16h, via Google Meet

O Programa de Pós-Graduação em Estatística (PPGE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove nesta quarta-feira (27) o seminário “Modelos matemáticos de crescimento: teoria e aplicações a epidemias”. O evento será ministrado pelo professor Giovani L. Vasconcelos, do Departamento de Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O seminário começará às 16h e será realizado via Google Meet. Os organizadores do evento recomendam aos participantes que entrem no seminário com seus microfones desligados.

Giovani L. Vasconcelos possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), mestrado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1987) e doutorado em Física pela The University of Chicago (1993). Realizou pós-doutorado no Departamento de Matemática da Ohio State University (1993-1994). Foi bolsista pesquisador da Fundação Alexander von Humboldt no Departamento de Física da Freie Universität Berlin (1994-1995) e professor visitante (Academic Visitor) no Departamento de Matemática do Imperial College London (2013-2015). Atualmente é professor titular-livre do Departamento de Física da Universidade Federal do Paraná. Desenvolve pesquisas nas áreas de Física Estatística, Dinâmica de Fluidos e Sistemas Complexos, incluindo dinâmica de epidemias. Ajudou a fundar e coordena a Rede Modinterv de Pesquisa sobre Modelagem Matemática da Covid-19, que envolve pesquisadores da UFPR, UFPE e UFS.

Resumo

Modelos fenomenológicos de crescimento, como o modelo logístico e suas inúmeras generalizações, têm sido largamente usados para descrever várias epidemias, como zika, influenza e mais recentemente a Covid-19. Tais modelos, que são descritos por uma única equação diferencial ordinária não linear, têm a vantagem de possuir, na maioria das vezes, uma solução exata para a curva de crescimento, como, por exemplo, a curva acumulada de casos ou de óbitos para uma dada epidemia em um determinado local. A existência de uma solução exata possibilita não só fazer uma análise matemática detalhada do fenômeno de crescimento, mas torna possível realizar também, de modo rápido e eficiente, o ajuste numérico da curva teórica a um conjunto de dados empíricos de interesse. Nessa palestra, vou discutir um modelo generalizado de crescimento, conhecido como modelo logístico beta, que captura de modo apropriado as principais características do processo de crescimento de uma epidemia. Vamos mostrar que o modelo descreve muito bem uma grande variedade de curvas epidêmicas de países, bem como de estados e cidades do Brasil. O modelo está implementado de modo automático no aplicativo Modinterv, desenvolvido pela nossa Rede de Pesquisa, de uso público e gratuito, que permite o monitoramento de curvas epidêmicas de países e de estados e cidades do Brasil e dos EUA. Essa classe de modelos pode ainda ser facilmente generalizada para incluir ondas secundárias de infecção, como discutiremos brevemente ao final da palestra.

Data da última modificação: 25/01/2021, 17:18