Pós-Graduação em Estatística promove seminário nesta quarta-feira (18)

A palestra será ministrada pelos professores Francisco Cribari Neto e Renato J. Cintra

O Programa de Pós-Graduação em Estatística (PPGE) da UFPE promove, nesta quarta-feira (18), das 16h às 18h, o seminário “Uma introdução ao sistema operacional Linux e seu uso em ambientes acadêmicos”. Os palestrantes serão os professores Francisco Cribari Neto e Renato J. Cintra, ambos do Programa de Pós-Graduação em Estatística da UFPE. O evento acontecerá Auditório Professor Ricardo de Carvalho Ferreira, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN).

Francisco Cribari Neto possui doutorado em Economia (Econometria) pela University of Illinois (1994). É professor do Departamento de Estatística da UFPE. Tem experiência nas áreas de Econometria e Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: bootstrap, correções de Bartlett, correções de viés, expansões de Edgeworth, modelos de regressão heteroscedásticos, modelos de regressão beta. Presidiu a Sociedade Brasileira de Econometria (SBE), foi membro do Comitê Assessor de Matemática e Estatística do CNPq (duas vezes), do Comitê Assessor de Matemática da Capes e do Conselho Superior da Facepe.

Renato J. Cintra possui graduação em Engenharia Elétrica-Eletrônica pela UFPE (1998), mestrado em Engenharia Elétrica (Comunicações) pela UFPE (2001) e doutorado em Engenharia Elétrica (Comunicações/Processamento de Sinais) pela UFPE (2005), com estágio na University of Calgary, Canadá, em Processamento Estatístico e Biomédico de Sinais. É professor da UFPE.

Resumo

Linux é um sistema operacional de código aberto e desenvolvido de forma colaborativa. Na palestra, apresentaremos as principais distribuições Linux e também os principais ambientes gráficos. Adicionalmente, mostraremos como instalar e desinstalar programas, lidar com repositórios de programas, fazer backups, sincronizar computadores, gerenciar e terminar a execução de programas etc. A apresentação será de nível básico e introdutório.

Programa de Pós-Graduação em Estatística

pgest@de.ufpe.br