Pós-Graduação em Estatística da UFPE promove seminário nesta quarta-feira (28) com professor da USP

Professor Pablo M. Rodríguez é vice-coordenador do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística USP/UFSCar

O Programa de Pós-Graduação em Estatística promove, na quarta-feira (28), às 15h, seminário com o professor Pablo M. Rodríguez (ICMC-USP), no Auditório Ruy Gomes, no Departamento de Estatística da UFPE, 2º andar do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN). O tema da palestra é “O Modelo de Percolação Acessível em Árvores”.

Pablo M. Rodríguez tem graduação em Matemática pela Universidad Nacional de la Patagonia, San Juan Bosco, UNPSJB, na Argentina; e mestrado e doutorado em Estatística pela Universidade de São Paulo (USP). Fez ainda pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pela Université Paris Diderot, Paris VII, França. Atualmente é vice-coordenador do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística USP/UFSCar (PIPGEs) e membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC).

Resumo

Consideramos o modelo de percolação acessível em árvores. Para cada vértice do grafo é associada uma variável aleatória absolutamente continua, tomada de uma sequência de variáveis i.i.d. Dizemos que dois vértices estão conectados a través de um caminho acessível se as respectivas variáveis aleatórias do único caminho que os conecta estão em ordem crescente. O interesse é na existência de um caminho acessível infinito, evento que chamamos de percolação acessível. Neste seminário iremos discutir sobre a motivação e formulação inicial deste modelo e iremos apresentar os resultados recentes de transição de fase em diferentes tipos de árvores.

Data da última modificação: 26/03/2018, 14:56