Notícias Notícias

Voltar

Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano divulga edital para seleção de mestrado e doutorado

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no período de 1° a 20 de outubro, através do portal público de processos seletivos do SIGAA

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU), do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE, divulgou edital com o processo seletivo para admissão ao corpo discente dos cursos de mestrado e doutorado, disponível no Boletim Oficial da UFPE nº 153 (download aqui), publicado no dia 25 deste mês. 

Para inscrever-se no processo seletivo dos cursos de mestrado e doutorado, exige-se, respectivamente, graduação e mestrado na área do programa, ou áreas afins, realizados em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no período de 1° a 20 de outubro, através do portal público de processos seletivos do SIGAA. Na inscrição, o candidato deverá escolher uma dentre as três linhas de pesquisa do programa: Arquitetura e Urbanismo, Conservação Integrada e Planejamento e Gestão. O programa não se responsabiliza por problemas no sistema, sendo aconselhado ao candidato não deixar a inscrição para a última hora.

O processo seletivo será procedido pela Comissão de Seleção e Admissão designada pelo colegiado do Programa, formada por, no mínimo, 15 membros, organizados em duas equipes de seleção. Uma equipe se destina para a seleção de candidatos ao curso de mestrado, composta por, no mínimo, nove membros, e a outra equipe para a seleção de candidatos ao curso de doutorado, composta por, no mínimo, seis membros. A seleção contará com três etapas, as quais incluem homologação das inscrições, avaliação e defesa dos projetos de pesquisa e análise dos currículos Lattes dos candidatos.

Ao todo, são fixadas até 40 vagas para o curso de mestrado, sendo 15 vagas para a linha de pesquisa de Arquitetura e Urbanismo, dez vagas para a linha de pesquisa de Conservação Integrada, e 15 vagas para a linha de pesquisa de Planejamento e Gestão. Já para o curso de doutorado, são fixadas até 15 vagas, divididas igualmente entre as linhas de pesquisa.

Serão reservadas 30% das vagas para pessoas que se autodeclarem negras (pretas e pardas), quilombolas, ciganas, indígenas, trans (transexuais, transgêneros e travestis) e com deficiência. Além disso, duas vagas institucionais adicionais de cada curso são disponibilizadas para servidores ativos e permanentes da UFPE que, aprovados na seleção, não tenham logrado classificação. O resultado final do processo seletivo está previsto para o dia 21 de dezembro.

Mais informações
(81) 2126.8311

mduufpe@gmail.com

Data da última modificação: 26/08/2022, 16:49