Notícias Notícias

Voltar

Pós-Graduação em Ciência da Computação realiza defesas de teses de mestrado e doutorado na sexta-feira (25)

Apresentações ocorrerão de forma virtual

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFPE promove, nesta sexta-feira (25), defesas de dissertações de mestrado e de doutorado, respectivamente, dos alunos George de Vasconcelos Carvalho Neto e Eduardo Santos Silva. Enquanto o mestrando foi orientado pelos professores Ricardo Bastos Cavalcante Prudencio e André Câmara Alves do Nascimento, o doutorando recebeu orientação do professor Giordano Ribeiro Eulalio Cabral. As apresentações ocorrerão de forma virtual. Para receber o link de acesso de cada defesa, os interessados em assistir devem entrar em contato com os estudantes por meio dos respectivos endereços de e-mail.

O trabalho do aluno George de Vasconcelos Carvalho Neto tem o título “Mineração de subgrupos aplicada a dados de metilação de pacientes com câncer de mama” e será apresentado às 9h. A defesa conta com a banca examinadora formada pelos docentes Ricardo Bastos Cavalcante Prudencio (UFPE/Centro de Informática), Danyelly Bruneska Gondim Martins (UFPE/Departamento de Bioquímica) e Marcelo Rodrigo Portela Ferreira (UFPB/Departamento de Estatística). Interessados em assistir podem entrar em contato com o aluno através do seu e-mail gvcn@cin.ufpe.br.

Já a tese de Eduardo Santos Silva é intitulada como “VioLED: instrumento musical aumentado + software como serviço para adesão e engajamento do público no aprendizado musical” e será apresentado às 13h. A defesa conta com a banca examinadora formada pelos docentes Filipe Carlos de Albuquerque Calegario (UFPE/Centro de Informática), Jean-Pierre Michel Briot (LIP6, Sorbonne Université - CNRS, Paris, França), Flávio Luiz Schiavoni (UFSJ/Departamento de Computação), André Menezes Marques das Neves (UFPE/Departamento de Design) e Lucas Silva Figueiredo (UFPE/Voxar). Interessados em assistir podem entrar em contato com o aluno através do seu e-mail ess@cin.ufpe.br.

Resumo 1

O câncer de mama é um dos tipos de câncer mais prevalentes em mulheres, com uma ênfase crescente na pesquisa relacionada ao câncer, muitos trabalhos foram realizados para classificar o diagnóstico, a sobrevivência ou a recorrência desse tipo de câncer. Como um dos biomarcadores epigenéticos mais descritos em cânceres humanos, a metilação do DNA desempenha um papel essencial na regulação da expressão gênica e tem sido implicada no prognóstico e na terapêutica de muitos cânceres. Nesse estudo, exploramos os perfis de metilação de DNA capturando grupos heterogêneos de pacientes com câncer de mama para melhorar o prognóstico desses pacientes no nível epigenético. Perfis de metilação do DNA de um estudo caso-controle com 235 indivíduos com câncer de mama e 424 indivíduos normais saudáveis foram obtidos do banco de dados Gene Expression Omnibus (GEO). Os marcadores diferencialmente metilados foram identificados por teste T moderado. Novas características foram adicionadas aos dados usando ferramentas de predição de idade biológica, tipos celular e condição de fumante. Subgrupos de pacientes foram encontrados usando as ferramentas de mineração de subgrupos Beam search e SSDP+. Um total de 20 subgrupos foram selecionados, sendo dez subgrupos encontrados pelo Beam search e dez pelo SSDP+. Onde o algoritmo Beam search encontrou subgrupos com mais elementos e alto grau de redundância englobando diferentes genes relacionados previamente ao câncer de mama, enquanto o SSDP+ encontrou subgrupos com menos elementos e alto grau de diversidade, mas, que por englobar menos regiões, não tiveram genes previamente relacionados a câncer de mama. Nosso estudo identificou múltiplos painéis de metilação de DNA associados a grupos específicos de pacientes com câncer de mama que podem, se validados clinicamente, ser úteis para a previsão do risco de câncer de mama no futuro.

Resumo 2

Nos últimos anos, a área de computação musical tem presenciado o surgimento de diversas tecnologias que permitem novas formas de interação com música, variando desde novas formas de reprodução musical aos chamados Instrumentos Musicais Digitais (DMIs) e smart instruments. Particularmente, os avanços nas áreas de Internet das Coisas (IoT) e interfaces gestuais proporcionam a criação de instrumentos musicais aumentados, que utilizam estas tecnologias para incorporar novas funcionalidades. No contexto de aprendizado musical, surgem sistemas que utilizam LEDs para exibir o conteúdo musical diretamente no corpo do instrumento – e.g. Fretlight, Fret Zealot e populele –, os quais serão referenciados como instrumentos musicais aumentados para estudo (AMIS, do inglês Augmented Musical Instruments for Study). Isto gera novas oportunidades para auxiliar o aprendizado de instrumentos musicais, que envolve a aquisição de habilidades cognitivas e motoras para entendimento de conceitos musicais e tradução destes conceitos para o instrumento. Desta forma, é possível que estas tecnologias possam ser utilizadas para solucionar alguns dos obstáculos relacionados com este aprendizado, e.g., guiar e motivar o estudante no aprendizado, auxiliar na aquisição destas habilidades etc. Entretanto, estes sistemas estão inseridos em um contexto de design de interação que envolve demandas em diferentes dimensões: sistemas interativos, design simultâneo de hardware e software, sistemas de “tempo real” e o aprendizado musical. Isto demanda de aspectos de engenharia (e.g. consumo de energia, latência, confiabilidade); de usabilidade (e.g. legibilidade, antecipação e oclusão de informação); do processo de design (e.g. exploração de ideias, prototipação, seleção dos recursos, adaptabilidade a mudanças de sistema); do aprendizado musical (e.g. motivação do usuário, diferentes formas de aprendizado, etc.); além do fato de ser uma área relativamente nova, carente de métodos e diretrizes de design estruturados. Assim, este projeto busca investigar se estes AMIS podem ser utilizados para auxiliar o aprendizado, buscando atingir uma parcela do público não coberta pelas soluções existentes para o aprendizado de instrumentos, focando especialmente no processo de ativação e engajamento dos estudantes no aprendizado. Desta forma, busca-se atender às demandas dos usuários e possivelmente levantar insights que possam auxiliar futuros designers de sistemas similares. Para isso, está sendo desenvolvido, em parceria com a empresa Daccord Music Software, um violão com LEDs capaz de exibir notas/acordes musicais na escala do instrumento, focando principalmente no serviço para este AMIS. Foram realizados dois ciclos de desenvolvimento para ambos o hardware e o aplicativo do sistema, além de testes com potenciais usuários. Identificou-se também obstáculos no processo que apontam para decisões de design, como antecipação de conteúdo, oclusão, consumo de energia etc. que podem auxiliar futuros designers na criação de sistemas similares.

Data da última modificação: 23/03/2022, 18:03