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Pós-Graduação em Ciência da Computação realiza defesas de teses de mestrado e doutorado na sexta-feira (25)
Apresentações ocorrerão de forma virtual
O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFPE promove, nesta sexta-feira (25), defesas de dissertações de mestrado e de doutorado, respectivamente, dos alunos George de Vasconcelos Carvalho Neto e Eduardo Santos Silva. Enquanto o mestrando foi orientado pelos professores Ricardo Bastos Cavalcante Prudencio e André Câmara Alves do Nascimento, o doutorando recebeu orientação do professor Giordano Ribeiro Eulalio Cabral. As apresentações ocorrerão de forma virtual. Para receber o link de acesso de cada defesa, os interessados em assistir devem entrar em contato com os estudantes por meio dos respectivos endereços de e-mail.
O trabalho do aluno George de Vasconcelos Carvalho Neto tem o título “Mineração de subgrupos aplicada a dados de metilação de pacientes com câncer de mama” e será apresentado às 9h. A defesa conta com a banca examinadora formada pelos docentes Ricardo Bastos Cavalcante Prudencio (UFPE/Centro de Informática), Danyelly Bruneska Gondim Martins (UFPE/Departamento de Bioquímica) e Marcelo Rodrigo Portela Ferreira (UFPB/Departamento de Estatística). Interessados em assistir podem entrar em contato com o aluno através do seu e-mail gvcn@cin.ufpe.br.
Já a tese de Eduardo Santos Silva é intitulada como “VioLED: instrumento musical aumentado + software como serviço para adesão e engajamento do público no aprendizado musical” e será apresentado às 13h. A defesa conta com a banca examinadora formada pelos docentes Filipe Carlos de Albuquerque Calegario (UFPE/Centro de Informática), Jean-Pierre Michel Briot (LIP6, Sorbonne Université - CNRS, Paris, França), Flávio Luiz Schiavoni (UFSJ/Departamento de Computação), André Menezes Marques das Neves (UFPE/Departamento de Design) e Lucas Silva Figueiredo (UFPE/Voxar). Interessados em assistir podem entrar em contato com o aluno através do seu e-mail ess@cin.ufpe.br.
Resumo 1
O câncer de mama é um dos tipos de câncer mais prevalentes em mulheres, com uma ênfase crescente na pesquisa relacionada ao câncer, muitos trabalhos foram realizados para classificar o diagnóstico, a sobrevivência ou a recorrência desse tipo de câncer. Como um dos biomarcadores epigenéticos mais descritos em cânceres humanos, a metilação do DNA desempenha um papel essencial na regulação da expressão gênica e tem sido implicada no prognóstico e na terapêutica de muitos cânceres. Nesse estudo, exploramos os perfis de metilação de DNA capturando grupos heterogêneos de pacientes com câncer de mama para melhorar o prognóstico desses pacientes no nível epigenético. Perfis de metilação do DNA de um estudo caso-controle com 235 indivíduos com câncer de mama e 424 indivíduos normais saudáveis foram obtidos do banco de dados Gene Expression Omnibus (GEO). Os marcadores diferencialmente metilados foram identificados por teste T moderado. Novas características foram adicionadas aos dados usando ferramentas de predição de idade biológica, tipos celular e condição de fumante. Subgrupos de pacientes foram encontrados usando as ferramentas de mineração de subgrupos Beam search e SSDP+. Um total de 20 subgrupos foram selecionados, sendo dez subgrupos encontrados pelo Beam search e dez pelo SSDP+. Onde o algoritmo Beam search encontrou subgrupos com mais elementos e alto grau de redundância englobando diferentes genes relacionados previamente ao câncer de mama, enquanto o SSDP+ encontrou subgrupos com menos elementos e alto grau de diversidade, mas, que por englobar menos regiões, não tiveram genes previamente relacionados a câncer de mama. Nosso estudo identificou múltiplos painéis de metilação de DNA associados a grupos específicos de pacientes com câncer de mama que podem, se validados clinicamente, ser úteis para a previsão do risco de câncer de mama no futuro.
Resumo 2
Nos últimos anos, a área de computação musical tem presenciado o surgimento de diversas tecnologias que permitem novas formas de interação com música, variando desde novas formas de reprodução musical aos chamados Instrumentos Musicais Digitais (DMIs) e smart instruments. Particularmente, os avanços nas áreas de Internet das Coisas (IoT) e interfaces gestuais proporcionam a criação de instrumentos musicais aumentados, que utilizam estas tecnologias para incorporar novas funcionalidades. No contexto de aprendizado musical, surgem sistemas que utilizam LEDs para exibir o conteúdo musical diretamente no corpo do instrumento – e.g. Fretlight, Fret Zealot e populele –, os quais serão referenciados como instrumentos musicais aumentados para estudo (AMIS, do inglês Augmented Musical Instruments for Study). Isto gera novas oportunidades para auxiliar o aprendizado de instrumentos musicais, que envolve a aquisição de habilidades cognitivas e motoras para entendimento de conceitos musicais e tradução destes conceitos para o instrumento. Desta forma, é possível que estas tecnologias possam ser utilizadas para solucionar alguns dos obstáculos relacionados com este aprendizado, e.g., guiar e motivar o estudante no aprendizado, auxiliar na aquisição destas habilidades etc. Entretanto, estes sistemas estão inseridos em um contexto de design de interação que envolve demandas em diferentes dimensões: sistemas interativos, design simultâneo de hardware e software, sistemas de “tempo real” e o aprendizado musical. Isto demanda de aspectos de engenharia (e.g. consumo de energia, latência, confiabilidade); de usabilidade (e.g. legibilidade, antecipação e oclusão de informação); do processo de design (e.g. exploração de ideias, prototipação, seleção dos recursos, adaptabilidade a mudanças de sistema); do aprendizado musical (e.g. motivação do usuário, diferentes formas de aprendizado, etc.); além do fato de ser uma área relativamente nova, carente de métodos e diretrizes de design estruturados. Assim, este projeto busca investigar se estes AMIS podem ser utilizados para auxiliar o aprendizado, buscando atingir uma parcela do público não coberta pelas soluções existentes para o aprendizado de instrumentos, focando especialmente no processo de ativação e engajamento dos estudantes no aprendizado. Desta forma, busca-se atender às demandas dos usuários e possivelmente levantar insights que possam auxiliar futuros designers de sistemas similares. Para isso, está sendo desenvolvido, em parceria com a empresa Daccord Music Software, um violão com LEDs capaz de exibir notas/acordes musicais na escala do instrumento, focando principalmente no serviço para este AMIS. Foram realizados dois ciclos de desenvolvimento para ambos o hardware e o aplicativo do sistema, além de testes com potenciais usuários. Identificou-se também obstáculos no processo que apontam para decisões de design, como antecipação de conteúdo, oclusão, consumo de energia etc. que podem auxiliar futuros designers na criação de sistemas similares.