Notícias Notícias

Voltar

Pós-Graduação em Arqueologia da UFPE lança edital para mestrado e doutorado

Interessados devem se inscrever de 26 de dezembro deste ano a 15 de janeiro de 2023

O Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco (PPGArqueologia-UFPE) lança o edital para Mestrado e Doutorado 2023, com inscrições abertas de 26 de dezembro de 2022 a 15 de janeiro de 2023 e realizadas pelo portal público de processos seletivos SIGAA (das 7h às 22h). O edital está publicado no Boletim Oficial da UFPE e as informações serão divulgadas na página do PPGArqueologia ao longo do processo.

Para o mestrado são oferecidas 12 vagas, acrescidas de uma vaga institucional para servidores da UFPE. Para o doutorado são oferecidas sete vagas, também com o acréscimo de uma vaga institucional para servidores da UFPE. 

No ato da inscrição, as candidatas e candidatos, sejam eles brasileiros ou estrangeiros com visto permanente de residente, podem optar por concorrer às vagas destinadas a pessoas autodeclaradas negras  (pretas e pardas), indígenas, quilombolas, ciganas, trans (transexuais, transgêneros e travestis) e/ou com deficiência. Há uma reserva de três vagas para o mestrado e uma de doutorado.

A graduação na área de Arqueologia ou em qualquer área do conhecimento reconhecida pelo MEC, obtida em instituições nacionais ou estrangeiras, é exigida para o curso de mestrado. Para o doutorado, o candidato precisa ter mestrado na área de Arqueologia ou em qualquer área do conhecimento reconhecida pela Capes/MEC, obtido em instituições nacionais ou estrangeiras e, conforme as diretrizes da Resolução Consad n° 03/2020, do Conselho Administrativo da UFPE, considerando a Portaria Normativa n° 06, de 19 de março de 2020, da UFPE.

O processo seletivo é dividido em três etapas, realizadas por meio da plataforma GoogleMeet: Prova escrita de conhecimento (no dia 24 de janeiro de 2023), Apresentação e defesa do projeto de pesquisa (no dia 2 de fevereiro de 2023) e Prova de idiomas (no dia 10 de fevereiro de 2023). 

O resultado final deve ser divulgado no dia 2 de março de 2023 e as matrículas serão efetuadas de 8 a 14 do mesmo mês. O PPGArqueologia funciona no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE.

Outras informações
ppgarq.arqueologia@ufpe.br

Data da última modificação: 23/12/2022, 12:35