Pós-Graduação em Administração disponibiliza livro sobre epistemologia, ciência e práticas metodológicas

Obra apresenta 50 textos curtos e pode ser baixada gratuitamente no site do Propad

O Programa de Pós-Graduação em Administração (Propad) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) disponibilizou em seu site o livro “Sobre Método, Conversações Acadêmicas”, de autoria do professor aposentado Pedro Lincoln, que atuou no Departamento de Ciências Administrativas (DCA) da UFPE. A obra, que foi publicada pela Editora Sulina, em 2021, como 1ª edição, está disponível para baixar gratuitamente no site do programa.

Sinopse

Este livro trata de método como forma mais exigente de produzir conhecimento, uma disciplina da razão que vai além da pesquisa-produto e questiona sua própria justificação. Há um ambiente em que se faz isso profissionalmente e seguindo tradição centenária: a pós-graduação universitária em mestrados e doutorados, onde o autor viveu por 20 anos. São 50 textos curtos, em linguagem de conversação com um público prioritário, os estudantes. Mas os professores, claro, são “da casa”, e o público em geral interessado pode se sentir, por aquela forma de comunicação, igualmente acolhido. O campo, as ciências humanas e sociais aplicadas. Os textos (capítulos) têm temas livres, espontaneamente ocorridos ao autor – este não é um manual sistemático de metodologia científica – e se relacionam a três temáticas: ambiente da pós-graduação, questões de epistemologia e ciência, práticas metodológicas. Assim, o livro sai de dentro de um ambiente acadêmico, fala primeiro a um público de lá, mas descobre que muitas das preocupações de quem ali vive são comuns a todos que amam sua liberdade de pensar e querem, pelo senso crítico, ir além da comunicação de massas, do pensamento dominante e da manipulação da imagem de “ciência”. E, por milênios, não tem sido esse mesmo o ideal dos que nos legaram o saber científico e a filosofia?

Data da última modificação: 16/08/2022, 14:55