Pós em Química realiza colóquio sobre química verde e sustentabilidade

O evento será mediado amanhã (13) por Idália Helena Estevam, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

O Programa de Pós-Graduação em Química da UFPE promove colóquio para discutir os princípios e desafios da Química Verde e Sustentabilidade. Ministrado pela professora Idália Helena Estevam (Uneb), a transmissão ocorre amanhã (13), às 15h, via Google Meet.

Idália Helena Estevam possui graduação em licenciatura e bacharelado em Química pela Universidade Federal da Bahia, mestrado pela mesma instituição e doutorado pela UFPE, na área de química orgânica. Atualmente, é professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e tem experiência na área de Química, com ênfase em Síntese Orgânica, atuando principalmente nos temas: Reação de Barbier, Reações em meio aquoso, síntese de aminas homoalílicas e Química Verde.

Resumo

A revolução industrial trouxe grandes benefícios para a vida moderna, com o desenvolvimento de novos materiais, produtos e medicamentos, dentre outros. Todas as atividades humanas dependem de produtos e serviços ligados à indústria química. No entanto, a ausência de planejamento e a falta de previsão sobre os riscos e sobre a toxidade das substâncias tem resultado em graves acidentes industriais e ambientais que afeta a biodiversidade, a saúde da população, ameaçando também as futuras gerações. Por isso, é necessária uma constante discussão sobre o conceito de sustentabilidade e dos critérios adotados para o desenvolvimento sustentável nas atividades industriais. A Química Verde é a área da Química que discute as medidas a serem adotadas no planejamento de processos e produtos mais seguros para a saúde humana e para o meio ambiente. Dessa forma, serão apresentados exemplos da aplicação dos princípios da Química Verde na indústria, na pesquisa, os desafios e as conquistas nessa área.

Data da última modificação: 12/04/2022, 11:58