Pós em Química promove colóquio virtual amanhã (12)

Armando Navarro Vázquez, do Departamento de Química Fundamental (DQF) da UFPE, é o palestrante

Amanhã (12), a partir das 15h, o Programa de Pós-Graduação em Química da UFPE promoverá mais um colóquio on-line. Nesta edição do evento, Armando Navarro Vázquez, do Departamento de Química Fundamental (DQF) da UFPE, irá falar sobre “Aprendizado de máquina e determinação da estrutura tridimensional de compostos orgânicos”. O colóquio é gratuito e ocorrerá de forma on-line, através da plataforma Google Meet.

Armando Vázquez é doutor em Química Orgânica pela Universidad de Santiago de Compostela (2001), foi pesquisador independente na Universidad de Santiago de Compostela (Programa Parga Pondal, 2007-2009) e na Universidad de Vigo (Programa Ramón y Cajal, 2009-2013). Atualmente, é professor no DQF e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Materiais da UFPE. O seu interesse científico atual está orientado ao desenvolvimento metodológico e aplicação da Ressonância Magnética Nuclear (RMN) na determinação da estrutura de compostos orgânicos com ênfase na RMN em meios orientados e o desenvolvimento de software, assim como à resolução de problemas de estrutura e reatividade mediante métodos computacionais.

Resumo

A determinação estrutural, especialmente da estereoquímica de compostos orgânicos, pode consumir importantes recursos materiais e humanos. Uma ajuda fundamental na resolução destes problemas estruturais é a predição mecanoquântica de parâmetros de Ressonância Magnética Nuclear, como deslocamentos químicos ou acoplamentos escalares. Com a ajuda de ferramentas estatísticas estas predições constituem a base de novas metodologias, como Case-3D, DP4 ou RFF, que tentam automatizar, na medida do possível, o processo de elucidação estrutural. Recentemente, foram desenvolvidas metodologias de aprendizado de máquina que tentam reproduzir os resultados das predições mecano-quânticas de RMN mas com um custo computacional várias ordens de grandeza menor. Neste seminário, será revisada a situação atual deste campo de pesquisa e apresentados resultados alcançados no desenvolvimento de um método híbrido DFT/aprendizado de máquina, aplicado à predição de acoplamentos escalares.

pgquimica@ufpe.br

Data da última modificação: 11/08/2020, 17:21