Pós em Física promove nova edição do seu webcolóquio na tarde desta sexta-feira (16)

O palestrante será Lázaro Padilha, professor do Instituto de Física da Unicamp

Nesta sexta-feira (16), a partir das 16h, o Programa de Pós-Graduação em Física da UFPE promoverá mais uma edição do seu webinar. Nesta edição do evento, Lázaro Padilha, professor do Instituto de Física da Unicamp, irá falar sobre “Perovskite nanoparticles: from novel physical processes to new opportunities”. O webcolóquio é gratuito e ocorrerá de forma on-line, através da plataforma Google Meet. É recomendado que os interessados entrem no ambiente virtual com microfone desligado e utilizando o e-mail institucional da UFPE (@ufpe.br).

Lázaro Padilha possui graduação (2001) e doutorado (2006) em Física pela Unicamp. Atualmente é professor no Instituto de Física Gleb Wataghin da mesma instituição. Tem experiência nas áreas de Ótica, Fenômenos Ultrarápidos, e Óptica Não Linear aplicados a diferentes sistemas, entre eles, quantum dots semicondutores, nanoestruturas metálicas e semicondutoras.

Resumo

Six years after the first successful synthesis of all-inorganic perovskite nanomaterials, this novel class of quantum-confined semiconductor became the focus of research for several groups worldwide. Much of the growing interest in investigating CsPbX3 (X = Cl, Br or I) has emerged from their set of unique photophysical properties. In this talk, I will discuss some of the unusual electronic structure of perovskite quantum dots (PQDs) and perovskites nanoplatelets (PNPs) and the consequences on their photophysical properties, which include strong multi-exciton Coulombic interactions, peculiar band alignment with photoemission originating from a bright triplet level, and unusual electron-phonon interactions.

posgrad.df@ufpe.br

Data da última modificação: 13/07/2021, 17:15