Notícias Notícias

Voltar

Pós em Estatística promove defesa de tese de doutorado amanhã (11)

A defesa será realizada a partir das 14h, via Google Meet

O Programa de Pós-Graduação em Estatística (PPGE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza amanhã (11) a defesa da tese “Metaheurísticas para detecção de líderes e comunidade em redes sociais”. O trabalho, escrito pelo discente Francisco Jucelino Matos Júnior, orientado pelo professor Raydonal Ospina Martínez e coorientado pela professora Geiza Cristina da Silva, será defendido das 14h às 17h via Google Meet.

A banca examinadora será composta pela coorientadora e pelos professores Leandro Chaves Rêgo (UFPE), Pablo Martin Rodriguez (UFPE), Luiz Satoru Ochi (UFF) e Vinícius da Fonseca Vieira (UFSJ). Os suplentes são os professores Marcelo Rodrigo Portela Ferreira (UFPE) e Nivan Roberto Ferreira Junior (UFPE).

Resumo

Detecção de comunidades é um assunto que vem fascinando a comunidade científica pela necessidade de controlar o consumo e demanda de recursos e infraestruturas em sistemas complexos como são as redes sociais e a sua geração massiva de informações no atual paradigma do Big Data. Uma comunidade é definida como um conjunto de nós em uma rede que possuem propriedades similares. Em determinadas comunidades, alguns nós chamados de líderes de comunidade possuem uma grande capacidade para difundir informação e ideias. Muitos algoritmos de detecção de comunidades têm sido propostos na literatura. No entanto, poucos trabalhos tem abordado o problema de selecionar os líderes dessas comunidades. Nesse sentido, algoritmos como o Leader Rank, LCDA 1 e LCDA 2 foram desenvolvidos com esse propósito. Nesse trabalho propomos quatro novos algoritmos baseados na metaheurística GRASP e GRASP Reativo que utilizam adaptações do LCDA na fase de construção. Além destes algoritmos, desenvolvemos um método de avaliação da qualidade de detecção de comunidade e líderes de algoritmos através da geração de redes sintéticas que contém essas estruturas de comunidade e liderança. Os resultados experimentais mostram que, a qualidade da solução para a detecção de líderes e comunidades em redes sociais com os algoritmos propostos performam eficientemente e são tão competitivos como os relatados atualmente na literatura.

Data da última modificação: 10/02/2021, 18:44