Pós em Ciência dos Materiais da UFPE promove colóquio nesta segunda-feira (10)

O evento acontecerá às 15h, via Microsoft Teams

O Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGMTR) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove nesta segunda-feira (10) o colóquio “Impacto e gerenciamento de substâncias potencialmente poluidoras". O evento será apresentado pela chefe do Departamento de Gestão de Resíduos (DeGR) e integrante do Laboratório Integrado de Estudos e Pesquisas em Resíduos (LABIEPR) e da Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS/UFSCar), Ana Marta Ribeiro Machado. O colóquio será realizado às 15h, via Microsoft Teams.

Resumo

Muitos fatores vêm contribuindo para o crescimento da taxa de geração dos resíduos perigosos, com o aumento da sua complexidade e dos níveis de toxicidade. Na tentativa de equacionar esse problema, vários métodos de tratamento e disposição de resíduos potencialmente perigosos foram e vêm sendo pesquisados em todo o mundo. A prevenção da geração de resíduos deve ser considerada prioritária em projetos e processos produtivos, de forma a contribuir na análise do ciclo de vida dos produtos e em uma produção mais limpa. Nesse colóquio vamos mostrar aspectos relevantes e atuais relativos aos resíduos gerados em Instituições de Ensino Superior e Pesquisa. Serão apresentadas soluções práticas e viáveis para promover a gestão integrada tendo como benefício a redução dos resíduos tóxicos e o reaproveitamento dos reagentes/substâncias a fim de evitar os efeitos negativos sobre o meio ambiente e a saúde pública.

Data da última modificação: 07/05/2021, 16:58