Podcast “Vozes da Pesca Artesanal” recebe o I Prêmio Anpocs de Extensão Universitária em Ciências Sociais

O projeto é coordenado pelos professores Cristiano Wellington Noberto Ramalho e Gilson Macedo Antunes, do Departamento de Sociologia

O projeto de extensão “Vozes da Pesca Artesanal”, realizado pelo Núcleo de Estudos, Humanidade, Mares e Rios (Nuhumar) em parceria com o Laboratório de Estudos Rurais, ambos vinculados ao Departamento de Sociologia (DS) e ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFPE, foi um dos vencedores do “I Prêmio Anpocs de Extensão Universitária em Ciências Sociais”, que foi concedido, na última sexta-feira (14), no 46º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), que congrega centros de pós-graduação e de pesquisa nas áreas da Sociologia, Antropologia, Ciência Política e Relações Internacionais de todo o Brasil. O evento está sendo realizado no período de 12 a 19 deste mês, na Unicamp (SP).

O projeto premiado é coordenado pelos professores Cristiano Wellington Noberto Ramalho e Gilson Macedo Antunes, do Departamento de Sociologia. O programa pode ser ouvido no Soundcloud

O prêmio é promovido pela Anpocs, em parceria com a Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e o portal LatinoAmerica21 e tem como objetivo dar visibilidade e fomentar iniciativas práticas de divulgação científica desenvolvidas por meio do diálogo entre cientistas sociais e a sociedade.

Para o professor Cristiano Ramalho, um dos coordenadores do projeto, receber o prêmio da Anpocs é um grande reconhecimento do trabalho que eles vêm fazendo com grande qualidade e respeito aos pescadores e pescadoras artesanais. “Entendemos que esse prêmio é um reconhecimento, por um lado, da importância dos Povos das Águas para o Brasil e, do outro, a um trabalho coletivo feito com imensa dedicação, compromisso, qualidade e respeito aos pescadores e pescadoras artesanais, que são os nossos maiores parceiros e divulgadores”, afirma ele.

Ainda segundo o docente, essa premiação merece ser dividida com, além dos Povos das Águas, o Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), o Movimento de Pescadores e Pescadoras do Brasil (MPP), a Articulação Nacional das Pescadoras (ANP), a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Rádio Universitária FM da UFPE, e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFPE. “Tudo isso nos anima – ainda mais – para continuarmos ecoando o ‘Vozes da Pesca Artesanal’ em parceria e em defesa dos pescadores e pescadoras artesanais”, complementa Ramalho.

O programa é um espaço para que a sociedade possa conhecer a vivência, o modo de vida dos pescadores e pescadoras artesanais, a partir dos relatos dos homens e mulheres das águas. Trinta episódios já foram lançados sobre temas diversos (tragédia do petróleo; impactos da Covid-19 nas comunidades pesqueiras; pescadoras artesanais; racismo ambiental e pesca; juventude pesqueira; mestres da pesca; movimentos sociais da pesca; etc). Além do podcast, o “Vozes da Pesca Artesanal” circula por WhatsApp em todo país e é veiculado pela Rádio Universitária FM, por meio do programa “O Redator Comunitário”, de Roberto Sousa.

O podcast “Vozes da Pesca Artesanal” tem o apoio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Rede UFPE SOS Mar e do Conselho Pastoral dos Pescadores.

Data da última modificação: 18/10/2022, 14:48