Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFPE fazem visita científica a universidade no Reino Unido

A viagem aconteceu no período de 22 de setembro até 6 deste mês

Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) integrantes do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (Litpeg) e do grupo Padmec (Processamento de alto desempenho na Mecânica Computacional) estiveram, por meio do Programa Institucional de Internacionalização/Capes/Print, em missão científica na Universidade de Swansea, no País de Gales, Reino Unido. A viagem aconteceu no período de 22 de setembro até 6 deste mês. Estiveram na missão os professores Silvana Maria Bastos Afonso e Renato de Siqueira Motta, ambos da UFPE. Eles foram recebidos pelo professor Eduardo de Souza Neto, da Universidade de Swansea.

Silvana Afonso e Renato de S. Motta divulgaram projetos da UFPE

O projeto Simulação Computacional & Otimização para a Engenharia do Petróleo (MCOPE) é um dos dois projetos apoiados pelo programa Capes/Print (Programa Institucional de Internacionalização) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFPE. A proposta do MCOPE consiste no desenvolvimento de ferramentas para a solução de problemas de Engenharia que envolvem simulação computacional. O trabalho cobre uma gama ampla de aplicações da simulação numéricas com alto custo computacional, como otimização e análise de incertezas. Duas instituições internacionais estão envolvidas, no momento, no MCOPE: a Swansea University e a Texas A&M University (Estados Unidos).

Durante a missão científica, os pesquisadores fizeram conferências e discutiram as pesquisas em andamento na área da Mecânica Computacional para avaliação estrutural de dutos corroídos. Na mecânica computacional, dentro do contexto da Engenharia Civil, modelos matemáticos são desenvolvidos baseados na física do problema. Estes modelos dificilmente têm soluções analíticas, requerendo, portanto, a ajuda dos métodos numéricos – este processo também é chamado simulação computacional. A Universidade de Swansea é referência mundial e pioneira na área da simulação computacional via Método dos Elementos Finitos.

Na pesquisa em andamento, algumas ferramentas desenvolvidas pela Universidade de Swansea para simulação computacional foram integradas com as ferramentas desenvolvidas pelo grupo Padmec da UFPE, para modelagem e análise estatística de dutos corroídos, de forma automática. A ferramenta final será capaz de obter probabilidade de falha de dutos corroídos de forma mais precisa e eficiente do que os procedimentos convencionais.

Já há resultados iniciais da ferramenta integrada desenvolvida, para um modelo axissimétrico de duto com defeito submetido a pressão interna. Os resultados foram validados por resultados disponíveis na literatura.

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFPE

atendimentoppgec@gmail.com