Notícias Notícias

Voltar

Pesquisadores de Educação Física da UFPE convidam voluntários para pesquisa sobre efeito de exercícios curtos em adultos sedentários

Podem participar servidores, professores e estudantes da UFPE, da UFRPE e do IFPE

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o professor Breno Quintella Farah e o mestrando Jefferson Maxwell de Farias Silva buscam voluntários para participar da pesquisa: “Efeitos crônicos da quebra do comportamento sedentário com exercício isométrico na função vascular e pressão arterial de adultos sedentários: um ensaio clínico randomizado e controlado”. 

As pessoas escolhidas vão passar por avaliação da saúde cardiovascular e, mediante teste físico, receberão instruções sobre a realização de pausas curtas durante a rotina para fazer um exercício de agachamento apoiado na parede. Elas serão acompanhadas a distância por três meses.

“Passar muito tempo sentado pode causar sérios prejuízos à saúde cardiovascular, aumentando os riscos para o desenvolvimento de doenças como diabetes e hipertensão. Nosso grupo de pesquisa tem uma proposta para quebrar esse comportamento sedentário com a realização de pequenas pausas ativas… Simples e eficaz! Para isso, avaliamos alguns parâmetros da saúde das pessoas, como pressão arterial, frequência cardíaca, função do coração e dos vasos sanguíneos”, explica o mestrando Theo Victor Alves Soares do Rêgo.

Podem participar servidores, professores e estudantes da UFPE, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Além do vínculo com alguma destas instituições, a pessoa precisa ter alguns pré-requisitos: Ser maior de 18 anos, desempenhar atividade ocupacional com mais de seis horas sentada ao dia, não ter doença cardiovascular e diabetes, não apresentar alto risco cardiovascular, não praticar exercício físico há, pelo menos, três meses, não fumar e não fazer uso de medicamentos. Para se inscrever, os interessados devem enviar e-mail para jefferson.m.f.silva@gmail.com. 

Mais informações
(83) 99623.1889

jefferson.m.f.silva@gmail.com 

Data da última modificação: 13/04/2023, 15:02