Notícias Notícias

Voltar

Pesquisadores da UFPE estão entre autores de artigo sobre florestas tropicais publicado na Science

Estudo conclui que a regeneração natural é uma solução de baixo custo para a mitigação das mudanças climáticas e conservação da biodiversidade

Pesquisadores da UFPE estão entre os autores do artigo “Multi-dimensional tropical forest recovery”, publicado na revista Science, no dia 9 deste mês. O trabalho aborda a restauração de florestas tropicais pela regeneração natural, que acontece de maneira considerada rápida.

Conforme indicado, apesar de as florestas tropicais serem convertidas a uma taxa alarmante por meio do desmatamento, elas também têm o potencial de crescer naturalmente em terras abandonadas. O estudo mostra que as florestas tropicais se regeneram surpreendentemente rápido e podem atingir, após 20 anos, quase 80% da fertilidade e do estoque de carbono do solo e da diversidade de árvores das florestas maduras. O estudo conclui que a regeneração natural é uma solução de baixo custo para a mitigação das mudanças climáticas, conservação da biodiversidade e restauração do ecossistema. 

O trabalho é assinado por uma equipe internacional. Entre os autores estão os pesquisadores da UFPE Felipe P. L. Melo (Departamento de Botânica), Bruno X. Pinho (Departamento de Botânica), Marcelo Tabarelli (Departamento de Botânica), Everardo Valadares de Sá Barretto Sampaio (Departamento de Energia Nuclear), Jarcilene S. de Almeida-Cortez (Departamento de Botânica) e George A. L. Cabral (Departamento de Botânica).

O grupo internacional analisou como 12 atributos florestais se recuperam durante o processo natural de regeneração florestal e como sua recuperação está inter-relacionada. A análise usou 77 paisagens e mais de 2.200 parcelas de florestas na América tropical e subtropical e na África Ocidental.

O estudo é um produto da rede de pesquisa colaborativa 2ndFOR em florestas secundárias. Envolve mais de 100 pesquisadores de 18 países diferentes. 

Mais informações
Professor Felipe P. L. Melo 

felipe.plmelo@ufpe.br

Data da última modificação: 13/12/2021, 16:32