UFPE e Fundaj convidam para lançamento do livro “Nós para Atar e Desatar - Relações entre Educação e Cultura”

A obra resultou da pesquisa “A qualidade da educação e a elaboração de indicadores para subsidiar políticas de educação e cultura”

Pesquisadores da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promovem, neste sábado (11), às 15h, o lançamento do livro “Nós para Atar e Desatar - Relações entre Educação e Cultura”, no canal do Laboratório de Inovações Políticas em Práticas Educativas (Labutuca) do YouTube. O livro faz parte de um conjunto de publicações que resultaram da pesquisa “A qualidade da educação e a elaboração de indicadores para subsidiar políticas de educação e cultura”, desenvolvida por meio de uma parceria entre as duas instituições.

O lançamento vai ter a presença dos autores, o professor Rui Mesquita, do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação do Centro de Educação (CE) da UFPE, e o pesquisador da Fundaj e professor Maurício Antunes, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Participa da conversa a coordenadora da pesquisa que resultou na obra, Ana Emília Castro, professora do Departamento de Design da UFPE e coordenadora do Núcleo de Educação Integral e Ações Afirmativas (Neafi).

Também foram convidados o professor Luiz Carlos Pinto, do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Indústria Criativas (PPGIC) da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap); o professor Thiago Antunes, da Universidade Estadual do Maranhão e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE (PPGEdu); e o professor Wagner Lins Lira, do Departamento de Educação da UFRPE. A mediação é do doutorando Leandro Silva, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS).

A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas individuais e em grupos e registros de imagens e narrativas em diário de campo. Os pesquisadores visitaram oito territórios distribuídos pelos Estados de Pernambuco, Pará, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Distrito Federal. O objetivo foi conhecer as características socioculturais desses locais e coletar informações qualitativas sobre as experiências educativo-culturais desenvolvidas neles.

Em Pernambuco, o estudo aconteceu nos municípios do Recife, por meio de grupos de ativismo cultural no bairro da Várzea; de Santa Maria da Boa Vista, por meio de escolas do campo, assentamentos da agricultura familiar e comunidade quilombola; e de Garanhuns, na Comunidade Quilombola de Castainho, por meio de escola do campo e grupo de mulheres.

Os projetos desenvolvidos no âmbito desta parceria foram fruto de articulações interinstitucionais iniciadas em 2015 e que envolveram, além das equipes dessas instituições, técnicos do Comitê Territorial de Educação Integral de Pernambuco/Escola Nacional dos Comitês de Educação Integral do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Cultura.

Instagram @labutuca
labutuca@gmail.com