Notícias Notícias

Voltar

Pesquisadores da Pós em Engenharia Civil têm artigo premiado como melhor artigo do GT Desenvolvimento Sustentável no Entac 2020

A equipe do LabTag aborda uma solução para resíduos gerados pela construção civil

O artigo “Avaliação do ciclo de vida aplicada a agregados naturais e agregados reciclados”, elaborado por membros do Laboratório de Tecnologia dos Aglomerantes (LabTag), pertencente ao Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (Deciv) da UFPE, foi premiado como melhor artigo do GT Desenvolvimento Sustentável no XVIII Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído – Futuro da Tecnologia do Ambiente Construído e os Desafios Globais – Entac 2020. O evento foi realizado de 4 a 6 de novembro, em modo on-line, com promoção e organização da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Antac).

O Entac é uma realização bienal da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Antac) tendo como objetivo disseminar e discutir a produção científica, bem como debater políticas e problemas relacionados ao ambiente construído. Atualmente, é considerado o mais importante evento técnico-científico brasileiro na área da Tecnologia do Ambiente Construído, com a participação da comunidade acadêmica e de representantes de instituições e empresas públicas e privadas.

As alunas de mestrado Nathália Lins Gonzaga e Maria Luiza Ramalho de Araújo contaram com a orientação do professor Antônio Acacio de Melo Neto. Todos os autores são integrantes do Laboratório de Tecnologia do Aglomerantes (LabTag), do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da UFPE. 

O artigo se propõe comparar, de forma quantitativa, os impactos ambientais associados à produção e ao transporte de um quilograma de agregados reciclados e naturais, utilizando a metodologia de avaliação do ciclo de vida (ACV) apoiada pelo software OpenLCA v1.8. Resultados demonstraram que o agregado reciclado possui melhor desempenho ambiental em todas as categorias analisadas. O artigo faz parte do esforço de pesquisa do LabTag e do PPGEC, que foca na destinação apropriada de resíduos gerados pela construção civil, visando a sustentabilidade.

Mais informações
Professor Antônio Acacio de Melo Neto
(81) 2126.8219

antonio.meloneto@ufpe.br

Data da última modificação: 09/12/2020, 15:44