Notícias Notícias

Voltar

Pesquisa-ação acompanha 160 idosos para analisar seus conhecimentos, atitudes e práticas em relação à pandemia

Coordenado pela professora Vanessa Lima, o projeto integra o eixo de Políticas Públicas de Saúde do Observatório Covid-19 da UFPE

Uma pesquisa-ação realizada por docentes do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (PPGero) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai acompanhar 160 idosos recifenses durante 12 semanas para analisar seus conhecimentos, atitudes e práticas em relação à pandemia. Coordenado pela professora Vanessa Lima, o “Programa de prevenção para a saúde do idoso frente à pandemia de Covid-19 no município do Recife” integra o eixo de Políticas Públicas de Saúde do Observatório Covid-19 da UFPE. 

O objetivo é implementar um programa de prevenção baseado em evidências para a saúde do idoso com foco na pandemia. Em uma perspectiva de pesquisa-ação, reúne a pesquisa propriamente dita e uma intervenção voltada para a população. Por meio da ferramenta de teleconsulta do Núcleo Estadual de Telessaúde de Pernambuco, oito teleconsultores vão ter contato semanal com os idosos para saber como eles estão se relacionando com o momento atual e para oferecer orientações seguras, de acordo com evidências científicas.

O projeto é apoiado pela Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e conta com a parceria da Secretaria de Saúde do Recife que, por meio da Coordenação de Políticas de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa do Recife, indicou os idosos, atendidos pela Estratégia Saúde da Família (ESF). Os teleconsultores são todos profissionais de nível superior da área de saúde, mestrandos ou egressos do PPGero e cada um deles será responsável por 20 idosos de um dos oito distritos sanitários da cidade.

As entrevistas começam a ser realizadas no próximo dia 8, com um questionário sociodemográfico. Em seguida, será aplicado um questionário sobre os conhecimentos, atitudes e práticas de prevenção para saber o que o idoso conhece sobre a doença, o que acha dela e o que está fazendo em relação a ela. “É uma estratégia dialogada, em que o idoso participa”, explica a professora Vanessa Lima. Além do contato semanal, a ação funciona também como um rastreio, pois é feita uma triagem dos sintomas.

As intervenções dialogadas em relação à Covid-19 e ao isolamento social vão passar por diversos temas, tais como: apoio familiar e comunitário; pensamentos, emoções e espiritualidade; estratégias para conviver com o isolamento; comportamentos de prevenção; desenvolvimento pessoal e novos aprendizados, inclusive para geração de renda; regras básicas para o dia a dia; alimentação balanceada; atividade física; e criatividade, lazer e novas experiências.

No final da pesquisa, o questionário sobre conhecimentos, atitudes e práticas de prevenção será refeito para ver se houve mudanças após as 12 intervenções. “Os questionários são úteis para nos dar parâmetros para avaliar o efeito da intervenção”, ressalta a professora.

OBSERVATÓRIO - O eixo de Políticas Públicas de Saúde do Observatório Covid-19 da UFPE congrega planos de pesquisa que têm como objetivo auxiliar a Secretaria de Saúde do Estado de forma imediata na avaliação da dinâmica de contaminação da covid-19, fluxo de atendimento nos hospitais, mapeamento dos bairros mais afetados, criação de plataformas de simulação de cenários, impactos socioeconômicos da pandemia no Brasil e no estado de Pernambuco e programas de prevenção para populações de risco.

Mais informações
Professora Vanessa Lima

vanessa.silva@ufpe.br

Data da última modificação: 28/05/2020, 18:01