Período de modificação de matrícula para retomada 2020.1 começa amanhã (14)

Estudantes poderão realizar cancelamentos (sem ônus), inclusão de componentes curriculares, trancamento do semestre ou matrícula vínculo

Estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) devem ficar atentos ao Edital de Modificação de Matrícula para Retomada 2020.1, divulgado pela Diretoria de Gestão Acadêmica (DGA) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). De amanhã (14) até terça-feira (19), será aberto o período para modificação de matrícula, durante o qual estudantes dos campi Recife, Caruaru e Vitória poderão, por meio do Siga, realizar cancelamentos (sem ônus), inclusão de componentes curriculares, trancamento do semestre ou matrícula vínculo.

Serão admitidas as matrículas em componentes curriculares dos estudantes que tenham trancado o semestre letivo 2020.1 no prazo regular de matrículas, ocorrido em fevereiro de 2020; bem como dos estudantes que concluíram ou cancelaram a mobilidade estudantil em 2020.1 junto à Coordenação de Apoio Acadêmico (mobilidade nacional) ou à Diretoria de Relações Internacionais (mobilidade internacional). O trancamento do semestre letivo 2020.1 não será contabilizado no limite estabelecido nos normativos vigentes.

Estudantes do curso ABI – Engenharias não poderão realizar a modificação de matrícula, conforme normativas Sisu/UFPE vigentes para o certame 2020. Além disso, não haverá nova oferta de disciplinas isoladas no semestre letivo 2020.1, nem será aplicada a recusa definitiva de matrícula. O trancamento do semestre letivo em 2020.1 não será contabilizado no tempo de integralização máxima dos cursos.

Importante ressaltar que o processo de matrícula somente é finalizado quando o Siga gera o número de protocolo, que deve ser salvo ou impresso como comprovante de realização da operação. A Prograd recomenda que, após concluir a matrícula, o estudante consulte novamente o sistema, ainda no prazo de modificação de matrícula, para se certificar de que o procedimento foi realizado com sucesso para todas as disciplinas requeridas.

O vínculo com a UFPE – mediante matrícula em componentes curriculares ou por meio do trancamento de semestre ou matrícula vínculo – deve ser renovado semestralmente pelo estudante via Siga.

Os estudantes que realizaram a matrícula em fevereiro de 2020 continuarão ativos e vinculados no semestre 2020.1. Esses estudantes devem realizar alterações no Siga somente se desejarem realizar algum dos procedimentos de modificação na matrícula já efetuada em 2020.1. Os estudantes que tinham trancado semestre poderão se matricular depois de efetivarem a reabertura do semestre.

As atividades acadêmicas da UFPE previstas para a retomada de 2020.1 no âmbito da graduação presencial serão realizadas em formato híbrido, com atividades exclusivamente remotas ou remotas e/ou presenciais, desde que preservadas as condições de biossegurança. As aulas terão reinício no dia 25 deste mês.

O edital completo, trazendo informações sobre desbloqueio de CPF dos estudantes, registro de frequência e autorização de uso de imagem e de voz, entre outras, está disponível no site da Prograd.

MONITORIA – Para obter informações sobre a Monitoria 2020.1, o estudante deve acessar o site da Prograd.

REMANEJADOS 2020.1 DURANTE A PANDEMIA – Os alunos novatos que foram remanejados para entrada em 2020.1, durante a suspensão das atividades presenciais devido à pandemia da Covid-19, tiveram suas matrículas feitas automaticamente pela UFPE. Esses alunos podem acessar o Siga, cadastrando a senha no próprio site, para conferir suas disciplinas.

Para acompanhar as aulas on-line, os novos alunos precisam fazer o cadastro do UFPE ID e liberar seus e-mails institucionais. Da mesma forma, os alunos que não participaram das atividades do semestre suplementar 2020.3 e ainda não realizaram os procedimentos devem fazê-los agora. Confira os tutoriais para verificar existência de UFPE-ID e/ou Gsuite e para solicitar acesso UFPE ID.

Em caso de dúvidas sobre disciplinas, a Prograd indica que o estudante entre em contato com a coordenação do seu curso. Para dúvidas relacionadas ao Siga e UFPE ID, é preciso contatar a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).

INGRESSANTES 2020.2 – Os ingressantes em 2020.2 não devem realizar nenhum procedimento neste momento. Esses estudantes devem observar o calendário do semestre letivo 2020.2, disponível na Resolução nº 23/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE.

Data da última modificação: 13/01/2021, 16:46