Participantes das Olimpíadas de Química visitam os laboratórios da UFPE na QCiência - Feira de Ciências

Exposição e visita estão incluídas na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco

Da assessoria do Espaço Ciência

Como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco, acontece hoje (20) e amanhã (21) a QCiência – Feira de Ciências. voltada aos participantes da Olimpíada Pernambucana de Química (Opeq). Cerca de 30 trabalhos estarão se apresentando no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPE. Além disso, haverá visitas aos laboratórios do Departamento de Química Fundamental (DQF) e mostra de experimentos.

No ano passado, os projetos desenvolvidos pelos alunos premiados da Opeq foram apresentados, de forma remota, na programação da 27ª Ciência Jovem. Este ano, as apresentações serão realizadas em dois formatos: uma parte acontece agora, na QCiência, e as demais, de forma remota, durante a 28ª Ciência Jovem – de 9 a 11 de novembro.

As apresentações dos trabalhos acontecem amanhã (21), segundo dia da QCiência, a partir das 14h – com cerimônia de encerramento e premiação ao final da tarde. A ação é uma parceria dos professores Elton Borges (DQF) e Maria José Filgueiras (coordenadora da Opeq) e Espaço Ciência.

No primeiro dia do evento, o destaque são as visitas, por grupos de estudantes de escolas públicas da Região Metropolitana do Recife, aos laboratórios do Departamento de Química Fundamental (DQF) da UFPE. Além disso, alunos bolsistas do DQF apresentarão experimentos como “Cromatografia: a arte de separar”, “O segredo do líquido azul” e “Água tônica que brilha”. Também a partir das 14h.

Data da última modificação: 20/10/2022, 14:18