Parceria entre a UFPE e a Prefeitura de Thillois, na França, continua com o lançamento do livro “Thillois au cours du temps”

Prefácio é do professor Jean-Baptiste Scharffhausen, do Departamento de Expressão Gráfica (DEG) da UFPE

O projeto de pesquisa “Thillois dans la Grande Guerre 1914-1918. Des ruines au renouveau” (“Thillois na Grande Guerra 1914-1918. Das ruínas à renovação”, em tradução livre) tem um novo fruto com o lançamento do livro “Thillois au cours du temps. Monographie de Georges Thibault (1872-1954), instituteur à Thillois (1902-1906)”, organizado pela Comissão de Cultura, Memória e Patrimônio do vilarejo de Thillois. A publicação é baseada na monografia escrita pelo professor Georges Thibault (1872-1954), na qual o autor relata acontecimentos que antecedem à Primeira Guerra Mundial.

“Além dos temas abordados sobre o ensino, a educação pública, o papel dos instrutores na formação social e o progresso das instituições públicas, essa monografia também apresenta explicações sobre a evolução urbana do vilarejo de Thillois e seus arredores”, ressaltam os integrantes do projeto. No texto de apresentação da obra, Adriana Freire e Jean-Baptiste Scharffhausen acrescentam que, ao longo dos 14 capítulos da monografia, “é possível compreender aspectos como a configuração espacial urbana, a morfologia, as tipologias construtivas e os materiais construtivos utilizados ao longo dos séculos. Trazer à luz essa documentação é fundamental para permitir outras leituras e análises”.

O projeto de pesquisa é realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Thillois e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O livro baseado na monografia de Georges Thibault, por exemplo, teve prefácio escrito pelo professor Jean-Baptiste Scharffhausen, do Departamento de Expressão Gráfica (DEG) da UFPE.

Outros docentes do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da Universidade também participam do projeto. Em 2019, os professores Adriana Freire e Pascal Machado (DAU), em colaboração com alunos de graduação, lançaram o vídeo “Reconstruindo um vilarejo na região de Champanhe” junto com outra obra de Jean-Baptiste, o livro “Thillois dans la Grande Guerre 1914-1918. Des ruines au renouveau – Thillois et ses alentours”. O vídeo foi realizado a partir de um exercício de reconstituição do vilarejo em modelagem geométrica 3D georreferenciada. A expectativa é de que sejam lançadas mais contribuições no futuro com o suporte das áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação.

Data da última modificação: 21/12/2022, 18:23