Obras publicadas pela Editora UFPE foram destaques em premiações nacionais

Três livros lançados com apoio do órgão suplementar estiveram entre os finalistas de dois dos mais importantes prêmios do mercado editorial brasileiro

O ano de 2022 está caminhando para o fim, e a Editora UFPE comemora, entre as conquistas de seu balanço de ações, o êxito, em premiações nacionais, de três livros publicados com seu apoio, dos quais dois ligados à Arquitetura e outro à história do Centro de Informática (CIn).

Um deles, “Memória CIn/UFPE: a história do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco”, título da coleção “Vozes da UFPE”, escrito pela jornalista Júlia Nogueira de Almeida, foi um dos destaques do 13º Prêmio de Excelência Gráfica José Cândido Cordeiro, promovido pela Associação Nacional das Indústrias Gráficas e da Comunicação (Andigraf). A Provisual Gráfica Editora, responsável pela impressão, venceu na categoria “Livros Institucionais”, pela qualidade gráfica da obra, com projeto gráfico assinado pela programadora visual Adele Pereira, da Editora UFPE, e tratamento de imagens realizado pelo programador visual Ildembergue Leite, também lotado no órgão suplementar.

Já “Brasil, Nordeste, Mulheres Arquitetas: migrações, regionalismo e gênero”, organizado pela professora Guilah Naslavsky, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE, e pela arquiteta Andréa Gáti, da Superintendência de Infraestrutura da UFPE, e “Materialidade e imaterialidade no patrimônio construído: Brasil e Itália em diálogo”, de autoria de Natália Miranda Vieira-de-Araújo, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) e pesquisadora do Laboratório de Urbanismo e Patrimônio Cultural (LUP) da UFPE, destacaram-se na última edição do Prêmio da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Anparq).

No Prêmio Anparq, “Brasil, Nordeste, Mulheres Arquitetas: migrações, regionalismo e gênero” foi um dos seis finalistas da categoria “Livro Coletânea”, tendo sido agraciado também como uma das duas menções honrosas da modalidade. Por sua vez, “Materialidade e imaterialidade no patrimônio construído: Brasil e Itália em diálogo” figurou como um dos cinco finalistas da categoria “Livro Autoral”.

COMO ADQUIRIR – O leitor pode ter acesso aos três livros premiados através do portal da Editora UFPE na internet. “Memória CIn/UFPE: a história do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco” está disponível apenas em versão eletrônica gratuita, já que a tiragem do livro físico se encontra esgotada. “Brasil, Nordeste, Mulheres Arquitetas: migrações, regionalismo e gênero” e “Materialidade e imaterialidade no patrimônio construído: Brasil e Itália em diálogo” dispõem de edições em papel, à venda, respectivamente, por R$ 55 e R$ 80, com frete grátis para qualquer cidade do país.

Data da última modificação: 28/11/2022, 09:57