Obra reúne projetos e vivências da Pós-Graduação em Artes Visuais UFPE/UFPB

Livro está disponível, com acesso gratuito, no site da Editora CRV

As professoras Fabiana Vidal, do Colégio de Aplicação da UFPE, e Maria Betânia Silva, do Centro de Artes e Comunicação (CAC), ambas vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPE/UFPB, organizaram o livro “Investigação em/com/sobre Artes Visuais”, que já se encontra disponível, com acesso gratuito no site do PPGAV e no site da Editora CRV, onde pode ser comprada a versão impressa. A obra foi produzida a partir do Edital de Apoio ao Pesquisador vinculado aos programas de pós-graduação da UFPE (Edital Propg nº 3/2020).

Fruto de ações da disciplina com o mesmo título da obra, oferecida pelo PPGAV UFPE/UFPB em 2020, a publicação apresenta, a partir do estudo da biografia, da (auto)biografia e das histórias de vidas, as produções visuais e escritas acerca das ações pesquisantes desenvolvidas pelos alunos e alunas e como estas ações estão interligadas com a história de cada um. A obra conta, ainda, com artigos da professora Ana Paula Abrahamian (PPGECI UFRPE/Fundaj) e da professora Luciane Germano Goldberg (Profartes UFC).

Segundo uma das organizadoras, a professora Fabiana, o lançamento da obra tem um significado próprio ao contexto; “para nós, lançar um livro nesse momento, é uma forma de resistir aos retrocessos que atingem a educação e um respiro nestes tempos pandêmicos”, afirma. As temáticas de pesquisa desenvolvidas no PPGAV UFPE/UFPE envolvem histórias de vida, autobiografia, artografia, cartografia e processo de criação e, para as organizadoras da obra, produzir conhecimento e gerar possibilidades de pensamentos potentes envolvendo o campo das Artes Visuais tem sido um convite ainda maior ao deslocamento.

O livro conta com prefácio da professora Maria Emília Sardelich (PPGAV) e com artigos das professoras Ana Paula Abrahamian de Souza, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, e Luciane Germano Goldberg, da Universidade Federal do Ceará.

Data da última modificação: 09/06/2021, 18:29